Rieu

03/04/2016

14 Dicas Incríveis no Uso de Canela!


A canela é uma das especiarias mais antigas do mundo. Extremamente aromática, dá um sabor acentuado a uma variedade de receitas, doces ou salgadas. Além de dar um toque especial nas refeições, a canela também pode trazer vários benefícios para a saúde, que incluem propriedades antibacterianas e antioxidantes. Listamos 14 dicas de como utilizar esta fantástica especiaria para aproveitar ao máximo todas os seus atributos.

1. Faz bem para o cérebro

Estudos comprovaram que a canela melhora a memória e a função cognitiva, perfeito para pessoas que estão distraídas ou sem foco, ou para aquele período em que precisamos estudar para algum teste importante. Leve sempre um pedaço de canela e cheire-o de vez em quando, pois o aroma ativa o cérebro. Outra alternativa é colocar um pouco de canela em pó no cereal matinal, para começar o dia bem e com mais atenção.

2. Deixa um ótimo aroma na casa

Pingue algumas gotas de óleo essencial de canela em uma tigela pequena e deixar em algum lugar com bastante ventilação na casa, para que o agradável aroma da canela espalhe por todos os ambientes. E para quem usa o pot-pourri, aquele vaso onde são colocadas pétalas de flores e especiarias para perfumar o ar, pode colocar alguns paus de canela junto com as flores.

3. Ajuda a reduzir o colesterol

Um estudo realizado pelo Centro de Nutrição Humana de Beltsville, nos Estados Unidos, comprovou que pacientes diabéticos que ingeriram ¼ de colher de sopa de canela todos os dias reduziram o índice de LDL, o colesterol ruim, além de triglicerídeos e colesterol.

4. Elimina traças

As traças deixam as roupas cheias de furinhos, e também danificam livros. Para acabar com elas, quebre 4 paus de canela em pedaços e misture com ½ copo de cravo-da-índia e a mesma medida de pimenta-do-reino. Coloque 1 colher de sopa dessa mistura em sachês e deixe-os entre as suas roupas. Além de acabar com as traças, deixa um aroma delicioso nas gavetas e guarda-roupas.

5. Ajuda no tratamento de diabetes

O Centro de Nutrição Humana de Beltsville (citado no tópico 3) também conduziu um estudo relacionado ao tratamento de diabetes. Assim como a medida de ¼ de colher de sopa reduziu níveis de colesterol e triglicerídeos, também contribuiu para diminuir o nível de açúcar no sangue em até 30%. Já em outro estudo publicado pela revista científica Fertility and Sterility, pesquisadores dividiram pacientes em dois grupos. Ao primeiro grupo foi dado extrato de canela, enquanto o outro recebeu placebo. Em oito semanas, as mulheres que consumiram o extrato tiveram uma redução significativa de insulina, comparado com o outro grupo.

6. Ajuda na perda de peso

Apoiados pelas pesquisas que comprovaram a diminuição de insulina relacionados ao consumo de canela, pesquisadores da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, mostraram que a canela triplica a capacidade da insulina de metabolizar o açúcar do sangue. Diminui a fome e a vontade de ingerir açúcar, o que resulta na perda de peso. A canela é muito útil para pacientes diabéticos com dificuldade de perder peso.

7. Melhora a circulação do sangue

Um dos benefícios da canela para saúde é que ajuda a afinar o sangue e, consequentemente, melhora a circulação em todo o corpo e aumenta a oxigenação das células. É um ótimo suplemento para pessoas que tiveram ataque cardíaco.

8. Reduz dores da artrite

Em 2008, a revista científica Bioorganic and Medicinal Chemistrypublicou que o consumo de canela pode diminuir fraturas ósseas e, consequentemente, outros danos para os ossos após qualquer tipo de fratura, incluindo artrite.

9. Lâmpada aromática

Pode parecer estranho, mas funciona e é muito simples. Basta pingar uma ou duas gotas de óleo essencial de canela na lâmpada. Quando acender a luz, o calor da luz vai fazer com que o aroma se espalhe pelo ambiente.

10. Tratar inflamações da bexiga

O consumo de canela pode reduzir (ou evitar) infecções urinárias e na bexiga, pois é um poderoso antibactericida e antifúngico, além de ótimo diurético natural.

11. Para picada de insetos e mosquitos

Para aliviar a dor, coceira e incômodo de picada de mosquitos e insetos, aplique um pouco de mel com canela na área afetada. Além de desinfetar, hidrata a pele e ajuda a cicatrizar.

12. Alivia gripes e resfriados

A canela é bem comum no tratamento de gripes e resfriados na Europa e países da Ásia Oriental. Há diversas formas de utilizá-la, mas a mais comum é fazer um chá, misturando canela com gengibre. Mel também é uma boa opção.

13. Alivia dores de estômago

A junção de mel e canela é perfeita para melhorar e acabar com dores estomacais. Esses dois ingredientes são grandes antifúngicos e antibactericidas, ótimos para o tratamento de gazes e úlcera.

14. Conserva a comida por mais tempo

Sobrou muita comida e não quer que estrague rápido? Basta colocar canela em pau nos recipientes onde for guardar as refeições, pois a canela evita o excesso de bactérias.


Fonte: ecosalon.com e herbs-info.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário