Rieu

17/09/2017

Rosh Hashanh: Despertando a Unidade







Rosh Hashanh: Despertando a Unidade


Esta semana vamos juntar-nos para Rosh Hashanah, o 6º Dia da Criação, o dia em que Adão "nasceu". Os kabballistas explicam que no dia do nosso aniversário ocorre uma renovação da alma e o indivíduo é fortalecido no seu propósito neste mundo. O Rav costumava dizer que Rosh Hashanah é o aniversário de todos nós, pois na verdade somos todos Um. O único motivo pelo qual poderemos ter um aniversário diferente do do nosso vizinho é porque vimos a este plano terreno muitas vezes, mas no nível de semente não existe fragmentação e Adão englobava toda a consciência humana tal como uma semente encapsula todas as futuras emanações de uma árvore adulta com todas as suas folhas, ramos e frutos.

Com isto em mente, quando nos reunimos em Rosh Hashanah com gente de todas as classes sociais, temos uma indicação de que estamos a regressar á Fonte, á raiz. Pois é apenas nessa raiz, nessa união de espírito, que podemos encontrar a paz, a não-agressão, a não-separação. Todos voltamos a essa única semente em que todos existíamos em simultâneo e em harmonia e respeito mútuo. Isto é o que Rosh Hashanah significa para nós.

Se alguma vez pensou para si algo como: "Se ao menos tivesse um dia de 48 horas poderia conseguir muito mais", esta é a sua chance de o conseguir. Os kabballistas consideram esta janela de tempo um longo dia em que podemos extrair, para nós, para as nossas famílias, para as nossas comunidades e mundo tão carente - através da nossa consciência de unidade -, quanta luz, amor e energia nos for possível.

Não preciso lembrar como foram apocalípticos os últimos meses. Enchentes, derrocadas catastróficas, eclipse solar. terramotos, furacões e por aí vai... Os nossos corações e orações erguem-se para todos os que foram afectados. O mundo está realmente num estado de caos e dor e a terra está a clamar: "Acordem, Unam-se!" Tudo o que de negativo vemos neste mundo existe por causa do Desejo de Receber para Si Mesmo da humanidade. Está ao alcance de cada um de nós mitigar esse desejo e levar-nos, espero, para o fim da destruição e da miséria.

Rosh Hashanah, o nascimento do Homem, é o tempo em que podemos mudar as coisas. Está nas nossas mãos criar a energia que trará dignidade e respeito por todos o seres. Imergir nesta energia por esses dois dias e depois traze-la de volta aos nossos lugares de origem e partilhá-la é o que está ao nosso alcance. Porque sabemos que a luz de uma vela nunca esmorece por partilhar a sua chama. A única coisa que acontece é que a sala que esteve coberta pela escuridão pode devagar e seguramente preencher-se de luz.

Desejos de uma bela festividade

Karen

Se você receber este e-mail de um amigo e gostaria de subscrever : clique aqui










Nenhum comentário:

Postar um comentário