Rieu

05/09/2017

Permite-te ser Alegre






Permite-te ser Alegre


"Por vezes, a tua alegria é a fonte do teu sorriso, mas às vezes o teu sorriso é a fonte da tua alegria."
Thich Nhat Hanh

Alguma vez lhe aconteceu ir rua abaixo, talvez sentindo-se um pouco desanimado, quando de repente se cruza com alguém com um grande sorriso rasgado na cara? Num ápice sente-se melhor. A vibração positiva fez ricochete e também você fica com um sorriso de orelha a orelha. Este é o poder da Alegria. E graças à energia que perpassa no cosmos esta semana, todos podemos obter uma boa dose dela.

O que é de verdade a alegria? De um modo geral, falamos mais de felicidade no dia a dia. Dizemos "estou feliz com isso", o que significa algo como "estou contente". Alegria (simcha, em hebraico), no entanto, é no seu conjunto uma força diferente. Alegria é mais incondicional.

Pense em duas pessoas que acordam de manhã em circunstâncias idênticas. Uma salta da cama com uma incrível motivação e energia. "Uau! Posso respirar. Posso falar, e andar!". A outra, puxa a almofada para cima da cabeça e resmunga algo como "ahgh, de que adianta? O meu pai não fala comigo. Tenho um emprego terrível. Não tenho dinheiro suficiente"... A situação é a mesma. Porém, o foco e a experiência são tão diferentes.

A Torah diz-nos que o preceito mais elevado é simcha. Porquê? Porque isso significa que reconhecemos a mão do Criador nas nossas vidas. Viver com alegria é ver a Luz mesmo nas trevas, é saber, sem sombra de dúvida, que mesmo nas profundezas do nosso desespero ou no auge do momento mais difícil, o universo está, de algum modo, a rearrumar as coisas para que eu possa ser conduzido a uma melhor forma de vida. Em resumo, alegria é o que acontece quando temos certeza de que a Luz está em toda a parte - em qualquer circunstância e em qualquer ser humano.

Simcha é especialmente importante à medida que nos aproximamos de Rosh Hashanah. Estamos todos imersos nas semanas de preparação interior e de Teshuvah, nesta revisão de fim do ano - quando vemos o que podemos melhorar para o próximo ano. E sim, queremos identificar onde é que a nossa negatividade nos está a limitar, mas não queremos ficar de tal modo atolados na lama que esquecemos que o sol está sempre a brilhar sobre nós.

Porque, no fim das contas, é um grande presente que nos tenha sido dado um lugar nesta renovação e limpeza, não apenas para nosso benefício, mas também para as nossas famílias, comunidades e para o mundo.

Permite-te ser alegre. Faz disso uma prioridade. Quando estamos cheios de alegria, somos naturalmente compelidos a ver o bem em todas as coisas e o bem no mundo.

Desejos de uma grande semana de luz e transformação.

Karen

Se você receber este e-mail de um amigo e gostaria de subscrever : clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário