Rieu

04/09/2016

Conexão da Semana: O Não que garante o Sim (04 a 10.setembro.2016)


 O Não que garante o Sim  
No texto desta semana a palavra “não” aparece exaustivamente:

“Não torcerás o juízo, não farás distinção de pessoas e não tomarás suborno.”
                                                                             Deuteronômio 16:19

Por que encontramos tantos “nãos” no texto da Torá? Afinal de contas, o caminho espiritual não deveria ser algo libertador? Por que será que exatamente na semana seguinte à conexão do livre arbítrio aparece uma porção repleta de “não pode”?

Para entender esta questão é necessário compreender o conceito de liberdade dentro da cabala. Todo cabalista sabe da presença de uma contra-inteligência em nossa vida. Algo diretamente relacionado as nossas tendências destrutivas. Uma parte nossa que parece querer nos prejudicar em vez de ajudar. Mas precisamos ser capazes de dizer não aos pedidos desta contra inteligência.  Aí reside a verdadeira liberdade: na possibilidade de rejeitar o chamado destrutivo. 

Assim, experimentamos nesta semana dizer não a tudo aquilo que não serve mais, que puxa para a sombra e para a ausência de luz. Desta forma descobrimos mais um código no texto da Torá: o NÃO que garante o SIM.



   Mini-Aula da semana: http://www.youtube.com/watch?v=-pzvuFkziII

Shalom! 
Atenção: Temos 3 rituais semanais, abertos a todos: 3af, 6af e Sábado. A entrada é pelo site, a senha adonai. Uma ótima oportunidade de dizer SIM para a luz.


 []s Ian Mecler.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário