Rieu

30/07/2016

O PRESENTE DA PAZ







 Um novo começo.

Como te sentes quando lês estas três palavras? O que é que te vem à cabeça? Um estado limpo, talvez. Uma oportunidade de fazer as coisas diferente. Uma versão nova e melhorada de nós próprios, das nossas vidas, e talvez até do nosso mundo. É precisamente essa possibilidade que esta semana nos traz. Este período de 7 dias é uma jornada de espécies, na qual o universo nos dará uma oportunidade ampla de considerar e reconsiderar como é que gostaríamos que as nossas vidas fossem diferentes, e talvez mais importante como é que nós gostaríamos de ser diferentes.
Na porção desta semana, Masei, é sobre as jornadas dos Israelitas no desconhecido - daqui para ali, para acolá - quase toda a leitura.

São cidades que já nem sequer existem, por isso a história a um nível superficial não parece ter muito sentido. Questiona: Como é que isto pertence às nossas vidas?

Mas se contarmos quantas vezes eles foram de cidade para cidade, percebemos que há 42 paragens mencionadas em Masei. Como estudantes de Kabbalah, muitos percebemos que o número 42 representa a Ana Beko'ach. Isto é uma conexão tão poderosa porque os kabbalistas nos dizem que o mundo foi criado com estes 42 instrumentos místicos, e que estas letras gerem a totalidade da Criação. O que isto significa para ti e para mim é que esta semana há uma energia que permeia no cosmos que nos dá a capacidade de recuar até ao começo - o nível da semente da nossa própria criação - para serem refrescados e recomeçados.

É um momento fortuito, obviamente, e que queremos utilizar. Tal como um músico não tocaria em frente a um milhão de pessoas sem ter ensaiado, não queremos entrar na semana sem nos prepararmos. Precisamos de ensaiar o novo começo.

Não é uma coincidência que esta semana é o começo, o nível da semente do mês de Leão, conhecido como um dos meses mais intensos do ano tal como as pessoas nascidas sob a influência deste signo (se conhecerem algum Leonino sabem o quero dizer, o Rav era Leão); nem é uma coincidência que esta leitura ocorre durante as três semanas conhecidas por Ben Hametzarim, que é um período de tempo no qual uma única boa acção pode ser muito mais poderosa do que a qualquer outra altura do ano.

Esta semana, peço a todos os nossos estudantes e membros desta nossa comunidade espiritual que encontrem uma acção para fazer a cada dia que melhoraria as coisas para melhor. Talvez dedicar um telefonema a um ente querido. Ou talvez dar pequeno-almoço a um sem-abrigo todos os dias. Ou doar a mais pequena quantidade (um pouco dado por muitos é muito) para ajudar alguém que precise usando as redes sociais. Pode ser tão simples como ajudar uma pessoa idosa que viva perto e levar-lhe o jornal todos os dias, ou tirar algum tempo por dia para meditar, ou ir a um ginásio para começar um plano para melhorar a saúde, ou olhar para o Zohar. Apenas uma coisa. Façam uma coisa que saibam que conseguem fazer, e comecem tão cedo quanto possível.

Com cada pessoa a fazer uma boa acção para enriquecer as suas próprias vidas e as vidas dos outros diariamente, podemos chegar a este novo começo fortalecidos, e com muito mais energia positiva no mundo para mostrar.

Esta semana, façam com que as acções positivas sejam o vosso Norte.
Desejo-vos uma semana abençoada,

Karen


Nenhum comentário:

Postar um comentário