Rieu

12/01/2016

COMO ANDA SEU NÍVEL DE ENERGIA?

Imagem: Dollar Photo Club
Essa pergunta tem tudo a ver com sua produtividade. Entenda o porquê

Mais importante do que gerir nosso tempo, é gerir a nossa energia. Se ficamos só na contagem de horas e tarefas, permitindo que as demandas externas nos suguem, a nossa energia acaba escorrendo pelo ralo. E se você não tem energia, garanto que pode ter todo o tempo do mundo e ainda assim não será o bastante para fazer o que quer e o que precisa ser feito.
Se cuido da minha energia, sou capaz de agir com muito mais concentração, amplio a produtividade e o melhor: tudo isso com maior bem-estar e sensação de integralidade. É bom ressaltar que produtividade não é sinônimo de ser um fazedor de coisas, mas sim de produzir algo."É bom ressaltar que produtividade não é sinônimo de ser um fazedor de coisas, mas sim de produzir algo."
Ser produtivo é se colocar em movimento realizador para aquilo que tem sentido e significado. E somente com energia em alta é que você pode realizar de verdade.
A nossa energia precisa ser gerada e gerida, precisamos recarregar as baterias e cuidar para que nossa carga se mantenha de maneira equilibrada e saudável.
O que faço para gerir minha energia:
- Observar como está o meu corpo e o meu humor. Algumas perguntas que me faço para investigar: percebo algum ponto de dor ou tensão? Estou ansiosa, com mau humor, sonolenta, sem ânimo, dispersa? Se alguma dessas respostas for positiva, é hora de mudar a vibração.

Coisas que faço para gerar energia:
-Beber bastante água: noto claramente que meu rendimento aumenta quando me hidrato e também percebo como fico pior quando não estou hidratada, chegando a sentir sintomas como dor de cabeça quando não ingiro a quantidade adequada para meu corpo.

Como anda seu nível de ingestão de água pura ao longo do dia? Observe como isso afeta o modo como você se sente.
- Levantar de tempos em tempos e me movimentar. Pode ser uma sessão de alongamentos, espreguiçar, mexer, pular, enfim, dar espaço ao corpo.
Você fica longos períodos em pé ou sentado? Você oxigena seu corpo de tempos em tempos?
- A cada dia que passa (e a cada ano que meu corpo ganha experiência de vida) é mais fácil reparar o que funciona e o que não funciona para mim. É assim com você também? O que antes passava batido, hoje já vejo sinais claros do que não funciona ou me esgota. Por outro lado, alguns alimentos sinto que potencializam a minha energia.

E você? Quais alimentos e substâncias lhe ajudam a ficar no eixo? E o que tira você do prumo?
- Procuro me cercar de elementos inspiradores, encorajadores e que ampliem a minha energia. Boas notícias, música que faça eu me sentir bem (tem momentos para música suave e outros para empolgar mesmo), livros e conteúdos que me coloquem em contato com ideias novas e criatividade, aromas gostosos, companhias agradáveis e para cima.

Como anda seu ambiente e como ele interfere na sua energia? Como você pode fazer um pequeno ajuste hoje mesmo?
- Alternar entre momentos de total concentração no trabalho e pausas para a mente respirar. Podem ser 25 minutos de concentração e 15 de pausa, como no Pomodoro Technique, mas às vezes aumento o período para 45 minutos. No entanto, nesses 15 minutos de pausa é importante sair desse campo, levantar, me alongar, desenhar, enfim, não adianta alternar trabalho com trabalho, senão a mente não respira e a gente fica drenado e sem inspiração.
Como andam seus períodos de foco e descanso?
- Esse é um desafio para mim: definir um tempo para trabalhar e um tempo para descanso e lazer. Muitas vezes, por trabalhar em home office e amar muito o que eu faço, as coisas se misturam e entram numa zona de indefinição. Então, se não vigio eu não trabalho e nem me recarrego direito. Daí a energia vai embora mesmo.

Esse também é um desafio para você? Como pode dar um pequeno passo hoje para ajustar essa balança?
- Parar de brigar comigo mesma, "sentir o que estou sentindo" e fazer o que for necessário para me acolher, me respeitar, me recarregar e, assim, voltar com a energia renovada para manter a caminhada.

O que mudaria se você oferecesse a si mesmo o que precisa de verdade?
Uma coisa que aprendi e posso garantir: à medida que cuida da sua energia (física, mental, emocional, espiritual), você ganha mais força e foco, além de ficar cada vez mais expert em reconhecer o que precisa em cada momento. Com atenção para se escutar, você se torna um especialista em autocuidado.
Por onde sua energia está escoando? O que poderia começar a fazer para gerir sua energia, ou seja, para se perceber? O que poderia incluir em seu cotidiano para gerar energia?

EVENTO DA AUTORA
Ficou com vontade de saber mais sobre o assunto? A coach e autora do artigo, Juliana Garcia, está oferecendo dicas e inspirações para quem quer fazer de 2016 um ano realmente novo. A especialista esclarecera por que as promessas de ano novo não dão certo. Cadastre-se gratuitamente aqui e aproveite esta oportunidade!

SOBRE O AUTOR:JULIANA GARCIA
Master Coach, psicodramatista, palestrante, escritora e facilitadora visual. Seu trabalho é apoiar as pessoas a fazerem aquilo que amam. Realiza atendimentos e consultorias online. Saiba mais »
Revista Personare

Nenhum comentário:

Postar um comentário