Rieu

08/12/2015

Onde não há evolução o próprio indivíduo aumenta seu sofrimento

"Onde não há evolução é onde o próprio indivíduo atua para aumentar seu sofrimento e o sofrimento alheio".

Trecho do livro Nascer Várias Vezes



A evolução moral e espiritual possui vários incentivadores. Um destes incentivadores é a certeza de que a própria evolução torna a vida mais agradável. Os sofrimentos são diminuídos pelas qualidades internas e as soluções são alcançadas mais rápido.



A aceitação, por exemplo, é conquistada com menos sofrimento, quando há evolução. Uma senhora contratou pintores para pintar sua casa e no dia combinado os pintores não apareceram. Anos antes ela sofreria com raiva, angústia e vários pensamentos negativos. Sofreria com a impaciência e com a aflição. Mas, naquele dia sua reação foi diferente. Apesar da desilusão com os pintores, ela manteve a paz, a calma e a satisfação. Onde poderia haver pensamentos negativos ampliando seu sofrimento, ela cultivou a gratidão por saber que iria atingir seu objetivo, mesmo que fosse algum tempo depois.



Esta senhora não ficou irritada e nem nervosa com seus familiares. Em sua mente dizia para si mesma: "tenho uma família amiga, porque haveria eu de perder bons momentos por causa da pintura da casa?"



Ela teve a oportunidade de não aumentar seu sofrimento e nem criar sofrimentos para as outras pessoas. Ela aprendeu a viver segundo os ensinamentos do mestre Jesus: aceite perder o que não é prioritário para preservar o que é essencial.



O grau do sofrimento depende da situação vivida e da evolução da pessoa. Onde ela evoluiu o sofrimento é diminuído. Onde ela não evoluiu, o sofrimento aumenta. Na evolução, o ideal é que o espírito encarnado caminhe rumo à completude.


Autor: Regis Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário