Imagem: Dollar Photo Club
Tons específicos
atraem mais prosperidade e sucesso para empresas
Tempos de crise nos fazem repensar em mudanças e novos caminhos, não é
mesmo? Por conta disso, muitas pessoas estão indo atrás de novas oportunidades
e abrindo seu próprio negócio. E para isso é preciso buscar novos
conhecimentos, agregar valores, trabalhar fazendo a diferença e se reinventar o
tempo todo. Este é o caminho dos novos empreendedores para tentar sobreviver em
tempos de crise.
Pensando nisso, saiba que é possível usar as cores certas no seu
negócio, no intuito de alavancar as vendas e ter mais prosperidade e sucesso.
As cores podem ajudar novos empreendedores ou aqueles que querem buscar
inovações e não sabem mais o que fazer para driblar a crise e prosperar."As cores podem ajudar novos empreendedores ou aqueles que querem buscar
inovações e não sabem mais o que fazer para driblar a crise e prosperar."
Vale lembrar que as cores podem ser usadas de diversas formas, seja em
materiais de divulgação, logomarcas, mídias sociais e até móveis e objetos de
decoração - neste caso, se o seu empreendimento for físico. Com isso, você
ainda proporcionará ao cliente uma experiência diferente, que vai agregar valor
ao seu empreendimento. Afinal, as cores têm um forte impacto nas nossas vidas.
Confira abaixo algumas dicas de cores mais
indicadas para cada tipo de negócio.
EMPRESAS QUE COMERCIALIZAM ALIMENTOS
Se você possui um restaurante, vende doces ou salgadinhos para festas,
inaugurou uma lanchonete ou trabalha em qualquer negócio voltado para
alimentos, a cor laranja pode ser sua aliada, já que ajuda a abrir o apetite e
ainda traz coragem para ousar e buscar novos desafios. Sendo assim, use o tom
na fachada da loja, no cartão de visitas ou na logomarca. Seja seu negócio
físico ou virtual, o importante é que a cor faça parte da identidade da
empresa.
Outra possibilidade é usar pratos, copos ou jogos americanos nesta cor.
Se quiser e fizer parte do seu negócio, venda bebidas na tonalidade laranja,
como sucos, por exemplo (veja aqui uma receita de suco de laranja antioxidante).
Uma curiosidade é que o vermelho costuma ser muito usado em
restaurantes, principalmente os orientais, e também em grandes marcas de
lanchonetes. Apesar da cor potencializar a prosperidade, ela também satura e
pode cansar. Por isto, o laranja é mais indicado para este tipo de negócio.
EMPRESAS DE BELEZA E/OU COSMÉTICOS
Já se você é dono de salão de beleza, clínica de estética ou spa, a dica
é usar objetos coloridos dentro do seu estabelecimento, para trazer a energia
de todas as cores e proporcionar alegria a clientes e funcionários, que serão
impactados pela vivacidade do ambiente.
Geralmente esses estabelecimentos visam a trabalhar com a autoestima das
pessoas e, por isso, é interessante optar por cores mais quentes como laranja,
amarelo ou até mesmo vermelho e suas variações, como o rosa. Estas cores podem
ajudar a deixar o cliente mais confiante, o ambiente mais descontraído e
alegre, chamando atenção e atraindo as pessoas.
Caso estes espaços tenham salas de atendimentos individuais, utilize o
verde nas paredes ou algum objeto que chame atenção nesta cor, pois ela
equilibra, acalma e traz serenidade - isso fará com que os clientes tenham
paciência diante de possíveis atrasos, além de deixar o ambiente com um clima
harmonioso (saiba mais benefícios do verde aqui).
Se você fizer venda direta de cosméticos, maquiagens naturais e
orgânicas, por exemplo, que estão muito em alta agora, aposte, também, na cor
verde, em materiais de divulgação. Na publicidade, este tom é ideal para
apresentar embalagens de produtos ligados à natureza, como fitoterápicos, pois
a cor remete à natureza e transmite sensação de pureza ou algo natural.
EMPRESAS DE JOIAS E/OU BIJUTERIAS
Neste segmento, geralmente os produtos remetem ao dourado, que é uma
variação do amarelo. A cor traz uma ideia de glamour, mas o preto também
oferece um ar de requinte, sofisticação e elegância. Sendo assim, aposte nestes
dois tons em seus materiais de divulgação, decoração do espaço, logomarca, etc.
EMPRESAS DE TECNOLOGIA, GAMES E/OU APLICATIVOS
Geralmente este tipo de negócio demanda muita concentração e
criatividade. Se for o caso do seu, aposte nas cores laranja e amarela, que
trabalham essas questões. Caso desenvolva jogos eletrônicos, principalmente
para smartphones, ou aplicativos de um modo geral, quanto mais cores usar na
sua identidade visual, decoração ou material de divulgação, melhor. Aposte,
principalmente, no amarelo nos próprios jogos ou aplicativos, pois o tom
estimula o raciocínio, a criatividade e o foco.
EMPRESAS DE FOTOGRAFIA
Atualmente vem surgindo no mercado muitos fotógrafos especializados em
imagens de bebês, crianças e gestantes. Neste caso, as cores mais indicadas são
rosa, amarelo, e azul. Por serem suaves, dão um toque mais delicado aos
materiais desses profissionais.
Caso atue mais fortemente em casamentos e ensaios fotográficos de
casais, a cor preta é a mais indicada, pois transmite ao cliente uma ideia de
glamour, requinte e elegância.
Vale reforçar que a utilização das cores deve ser harmoniosa e de acordo
com o segmento de cada negócio (saiba mais aqui
sobre o significado de todas as cores). O interessante é buscar uma
consultoria para entender qual seria a cor mais indicada para sua empresa.
Eu não falei do seu negócio? É um segmento mais específico? Não tem
problema. Se ficou curioso, mande para mim um email que posso ajudá-lo e pensar
em um novo texto sobre o assunto. Meu endereço eletrônico pode ser encontrado
na minha assinatura, no final deste artigo.
Terapeuta holística e
numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu,
Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais
contato: solange@solangelima.net
REVISTA
PERSONARE
Nenhum comentário:
Postar um comentário