Rieu

20/11/2013

Geobiologia No Quarto De Dormir


Cinco dicas simples para ter uma melhor noite de sono

É incrível a quantidade de pessoas que não dorme bem hoje em dia. E um sono de qualidade é o maior segredo de uma vida saudável, feliz, cheia de energia e vitalidade. Afinal, ter um sono bom é sinônimo de uma vida ótima. Inúmeras coisas entram em jogo quando falamos de qualidade do sono, como alimentação, preocupações diárias e fases da vida. Mas, sem sombra de dúvidas, um dos maiores aliados da qualidade do sono é o nosso quarto de dormir.
Nosso quarto é o ninho através do qual restauramos nossas energias e revitalizamos o corpo durante a noite. É no quarto que consertamos os danos feitos ao corpo durante o dia e nos preparamos para uma vida melhor no dia seguinte. É fundamental, então, que preparemos este lugar com o maior carinho e cuidado.

1 - Diminua a luminosidade
A presença de muita luz pode diminuir nossa capacidade de produção de melatonina, um hormônio fundamental para a regulação das glândulas do organismo, do sistema imunológico e dos ciclos internos do corpo, como dia e noite.
Se houver muita luz da rua entrando em seu quarto, coloque uma persiana ou cortina do tipo "blackout" em sua janela, que deixa o lugar mais escuro. Outra alternativa é cobrir as pequenas lâmpadas de modo espera, presentes em aparelhos eletrônicos, como TV e computador, caso você os tenha em seu quarto. Isso pode ser feito com fita adesiva, fita crepe ou um pedaço de fita isolante.
Antes de dormir, mantenha luzes calmas e tranquilas, usando lâmpadas comuns de 40 ou 60 watts, pois elas ajudam a preparar seu corpo para uma boa noite de sono.
Confira nas próximas páginas mais dicas de Geobiologia que poderão ajudar seu quarto a ser um templo de regeneração de seu corpo, emoções, mente e espírito.

2 - Tire os eletrônicos do seu quarto
E por falar em aparelhos, a segunda dica é: livre seu quarto deles! Se você quer ter um sono realmente reparador, experimente retirar de seu quarto a televisão, o computador, o aparelho de som e dvd, o computador ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos. O excesso de campos magnéticos (conhecidos como poluição eletromagnética) no local onde você dorme pode ser responsável por alterações nas fases do sono, inquietação e insônia.
Um estudo recente feito pelo Centro de Investigação em Pediatria (Ciped), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, mostrou que a qualidade de vida e do sono diminui para aqueles que ficam vidrados no computador até tarde.
Se não puder (mas sempre podemos) tirar os aparelhos do quarto, temos que retirá-los da tomada, pelo menos. Quando estão conectados, o campo elétrico dos aparelhos continua operando e atrapalhando nosso sono.

3 - Abra as janelas
Deixe o ar circular no seu quarto, pela manhã. Durante a noite nosso corpo libera toxinas, que podem deixar a energia do lugar estagnada. Ao abrir as janelas, você renova o ar e, além de eliminar toxinas e germes, ainda ajuda a transmutar e movimentar a energia do seu quarto, deixando-o sempre pronto para o seu descanso.

4 - Verifique a qualidade de seu colchão
Se você já não troca o seu colchão há mais de cinco anos, vale a pena checar se ele não está deformado. Na hora da compra, opte pelos materiais naturais como o futon japonês ou aqueles feitos de látex. Se possível, evite os colchões de mola, pois eles atraem mais campos elétricos para a cama.
Além disso, as molas são feitas em formato espiral, que estimula a circulação da energia vital. No entanto, como o quarto é um local de descanso, o ideal é que esta energia fique mais quieta e calma, nos ajudando a restaurar o corpo ao invés de estimulá-lo em consequência da movimentação da energia provocada pelas molas.
Não use, em hipótese alguma, os colchões terapêuticos feitos com magnetos e ondas infravermelhas. Esses materiais não servem para uso constante. Após um tempo, eles deixam de trazer o beneficio terapêutico, devido ao excesso de estímulo.

5 - Cuide bem de seu quarto
Por fim, mas não menos importante, trate seu quarto como um templo de regeneração de seu corpo, emoções, mente e espírito. Procure não levar assuntos do dia-a-dia para dentro deste local, como preocupações, contas a pagar, discussões ou brigas. Trate dessas questões na sala ou em outras áreas da casa, para que seu corpo sempre associe o quarto com o local de verdadeiro descanso, de ampla regeneração e saúde e de prazeres inigualáveis.
Desejo sonos maravilhosos e que você seja feliz em sua vida!


FONTE: REVISTA PERSONARE
SOBRE O AUTOR:    Allan Lopes                   
Geobiólogo, autor do projeto Geosounds - Melodias para a Terra, fundador da empresa casa Saudável e presidente do Instituto Brasileiro de Geobiologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário