Rieu

14/10/2013

YERUDA BERG Sintonia Semanal

NÃO OLHE PARA TRÁS
13 a 19 de outubro de 2013

A mudança é possível. Sempre.

Não falo do tipo de mudança onde restringimos nossos impulsos negativos durante algumas poucas semanas ou até meses, para logo depois voltar ao nosso velho modo de ser. Estou falando sobre mudança duradoura, que traz mais felicidade para nossas vidas e para as vidas das outras pessoas.

Você já reparou que sentimos uma infusão de energia quando nos comprometemos a fazer uma mudança de vida? Mas por que o padrão típico é que, quando esse pico inicial se esgota, voltamos novamente ao ponto zero, lutando contra as mesmas tendências com as quais estávamos brigando antes?

A Kabbalah nos ensina que existe uma receita para a mudança duradoura:

- Deixar o passado para trás e abrir mão das nossas características compulsivas e destrutivas.

- Comprometer-se a substituir esses comportamentos que não estavam funcionando para nós por outros, mais proativos.

- Resistir ao desejo de obter a energia que antes gratificava nosso ego, quando nos sentíamos em baixa, em um estado de ser mais primitivo.

Em resumo: Não olhe para trás.

Assim como um alcoólico tem sempre que resistir a beber, temos que nos enxergar como “egoólicos” em recuperação, que precisam desafiar incessantemente as tentações e armadilhas do nosso passado, para não sucumbir e voltar ao nosso velho modo de ser. Essa não é uma tarefa simples, porque o caminho mais fácil é muito mais sedutor e exerce uma atração enigmática e poderosa sobre nós.

E ainda assim, também é importante lembrar que, se nos desviamos do caminho, sempre recebemos a oportunidade de aprender com nossos erros e assumir um novo compromisso.

Agora é um bom momento para assumir esse novo compromisso. Nesta semana, existe uma energia poderosa no cosmo, que nos ajudará a romper os laços com todos os comportamentos negativos e egoístas que sinceramente desejamos que façam parte do nosso passado. Ela nos ajudará a lembrar da falta de sentido em trocar plenitude duradoura por aquilo que não nos serve mais.

Não olhe para trás. Seu velho ser ainda está lá.

Olhe para frente, e você verá tudo o que você está destinado a se tornar.

Um comentário: