Rieu

19/10/2013

Os Benefícos do Gengibre

O Zingiber officinalle, comumente conhecido como gengibre, em sânscrito é chamado de Ardrak (fresco) ou Sonth (seco).
No ayurveda é denominado remédio universal devido às suas muitas propriedades terapêuticas. Esta erva medicinal vem sendo utilizada na medicina chinesa e no ayurveda há milhares de anos pelos médicos orientais.
 O gengibre apresenta propriedades terapêuticas sobre o sistema digestivo, pois estimula a liberação de enzimas que promovem o esvaziamento do estômago.
 Tem sido utilizado com êxito no tratamento de náuseas e vômitos em diversas doenças e é efetivo nos enjoos da quimioterapia. Além disso, estudos demonstraram benefícios em baixar o nível do colesterol e reduzir a aderência às plaquetas.
A raiz do gengibre melhora a circulação e é indicada por médicos chineses e indianos para pés e mãos frias.
 A medicina ayurvédica afirma que o gengibre atua nas três fases da função gastrintestinal: digestão, absorção e evacuação.
 Na Índia recomenda-se o chá de gengibre em decocção (fervura da raiz) com três gotas de limão e uma pitada de sal marinho 30 minutos antes das refeições para estimular o fogo digestivo, promover uma boa digestão e aliviar flatulência.
 Esta planta medicinal possui uma importante ação antiiinflamatória e antirreumática, tanto para uso interno quanto para uso externo.
O suco, pasta ou óleo essencial do gengibre pode ser aplicado externamente para dores, inflamações e cefaleias.
 No caso de reumatismo, artrose, contraturas musculares, lombalgia e cervicalgia, podemos fazer uma massagem local associada a fricção com pasta ou óleo essencial de gengibre. Isso promove um efeito de aquecimento local associado a uma analgesia (alívio da dor).
 O gengibre possui uma atividade antiviral e anti-inflamatória, sendo largamente utilizado em quadros respiratórios de vias aéreas superiores. Devido às suas propriedades picantes e amornantes, é utilizado para gripes e resfriados no inverno, rouquidão, inflamação da garganta, tosse e secreção.
 Um chá de gengibre em decocção (fervura das raízes) com alho, casca de canela e uma colher de sopa de mel de eucalipto depois de pronto é eficaz nestes quadros respiratórios. Deve ser tomado morno três vezes ao dia entre as refeições até sumirem os sintomas.

Podemos também utilizar o gengibre na culinária como um excelente condimento, aumentando o sabor picante e a energia quente das receitas vegetarianas.
 Com este objetivo, na Índia, o gengibre é associado a outros temperos: pimenta-do-reino, canela, noz-moscada, cravo, cardamomo e alho.
 Em uma publicação recente sobre plantas medicinais, “Major Herbs of Ayurveda”, são descritas as seguintes propriedades do gengibre: atividade antiemética (alivia náuseas), atividade antiulcerosa, atividade hepatoprotetora (protege o fígado), atividade anti-inflamatória, atividade antipirética (reduz a febre), atividade cardiovascular (diminui o colesterol e os triglicerídeos), atividade antioxidante (elimina radicais livres), atividade imunomoduladora (promove o sistema imunológico) e atividade antiviral. Porem é contraindicado na gravidez pelo potencial de induzir a contração uterina.
 Com tantas propriedades benéficas, não podemos deixar de utilizar esta raiz tanto como erva medicinal quanto como condimento na alimentação.
  

5 comentários:

  1. BOA NOITE AMIGA QUERIDA, E TODO DIA A GENTE APRENDE MAIS UM POUCO PARA PODER TERMOS UMA VIDA MAIS SAUDAVEL! aDOREI CONHECER ESSE ALIMENTO DO BEM! bEIJOS, EFIGENIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga, realmente como você diz este é um
      alimento do bem. Ele é muito bom e a resposta é
      rápida.
      Com carinho,
      Beki

      Excluir
  2. BOM DIA QUERIDA AMIGA, PARA VIVER UMA BOA VIDA
    NADA MELHOR QUE CUIDAR DA NOSSA ALIMENTAÇÃO.
    OBRIGADA PELO SEU CARINHO,]BEIJOKAS, BRKI

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA! Querida amiga Beki. Em caso de gripe faço uso do gengibre com mel e um pouco de limão. Ajuda muito. Muito obrigado, Elio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo Elio, que prazer sua visita.Realmente o gengibre é bom para muitas coisas mas este seu preparo é excelente.
      Abraços fraternos,
      Beki

      Excluir