Rieu

01/09/2019

Conexão da semana (48) - O Não que garante o Sim

   
                   
Portal da Cabala
Miniaula: clique para assistir
Conexão da semana (48) - O Não que garante o Sim 
                 No texto desta semana, a palavra “não” aparece exaustivamente:
“Não torcerás o juízo, não farás distinção de pessoas e não tomarás suborno.”
                                                            Deuteronômio 16:19
  
Por que encontramos tantos “nãos” no texto da Torah? Afinal de contas, o caminho espiritual não deveria ser algo libertador? Por que será que, exatamente na semana seguinte à conexão do livre arbítrio, aparece uma porção repleta de “não pode”?

Para entender esta questão é necessário compreender o conceito de liberdade dentro da Cabala. Todo cabalista sabe da presença de uma contrainteligência em nossa vida. Algo diretamente relacionado às nossas tendências destrutivas. Uma parte nossa que parece querer nos prejudicar em vez de ajudar. Mas, precisamos ser capazes de dizer não aos pedidos desta contrainteligência.  Aí reside a verdadeira liberdade: na possibilidade de rejeitar o chamado destrutivo.

Assim, experimentamos nesta semana dizer não a tudo aquilo que não serve mais, que puxa para a sombra e para a ausência de luz. Desta forma, descobrimos mais um código no texto da Torah: o NÃO que garante o SIM.

Shalom!
 
Atenção: Estamos em plena lua nova de Virgem. Todos os dias, no mês de Virgem, fazemos 3 práticas: lemos o Salmo 27, ouvimos o toque do Shofar e fazemos o tsedaká. Todos convidados a praticar! 


 Ian Mecler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário