Rieu

20/01/2019

A Voz Interior


A Voz Interior


A partir do momento em que chegamos a este mundo, contamos com os outros para nos cuidarem e guiarem. Os nossos pais ou tutores estão ali para serem os nossos primeiros professores, ensinando-nos a andar, falar e comer. Se tivermos sorte, os nossos pais ou tutores ensinam-nos também a comportarmo-nos neste mundo, a conduzir-nos e a conviver com os outros em sociedade. À medida que amadurecemos, temos professores na escola que muitas vezes desempenham papéis vitais no nosso desenvolvimento. Alguns de nós encontramos mentores para nos inspirarem e dar-nos a força de que precisamos durante momentos difíceis. Nas nossas carreiras, somos levados sob a asa dos nossos superiores, preparando-nos para posições futuras. A vida é uma série de aprendizagens com os outros, para depois passarmos o que aprendemos à próxima geração. Esta é a grande continuidade da vida. A sabedoria passa de ouvido para ouvido durante milhares de anos.

Somos capazes de prosperar e desenvolver-nos como uma sociedade porque estamos abertos a ouvir e a aprender com os outros. Quanto mais estivermos abertos para aprender com os outros e a ouvir as mensagens em nosso redor, mais evoluídos espiritualmente nos podemos tornar. Esperemos que, todos, mesmo além da adolescência, escolaridade e carreiras, anseiem por mais sabedoria. Buscamos a ajuda de terapeutas, grande literatura, escrituras, clero, xamãs, mestres espirituais, e podemos encontrar a nossa maior sabedoria de todas através dos nossos cônjuges e outras pessoas importantes. 

O caminho da vida é pavimentado com mensagens de outros, mensagens do Universo e, mais importante, mensagens dos nossos próprios corações. Nesta semana, temos uma oportunidade de grandeza, abrindo-nos para a sabedoria em nosso redor. Nesta semana, brilhamos e alcançamos o nosso potencial simplesmente dando ouvidos à voz do Criador, que nos vem de dentro e através das pessoas que nos rodeiam.

A nossa orientação espiritual e inspiração esta semana vem de uma das minhas porções favoritas da Bíblia: Yitro. Yitro é Jethro em hebraico e é o nome do sogro de Moisés. Como em todas as histórias da Bíblia, não é uma história sobre as pessoas do passado, mas uma história sobre nós mesmos. Yitro é cada um de nós. A porção de Yitro fala da sua iluminação e ascensão espiritual. Yitro tinha ouvido falar do milagre do êxodo israelita do Egito. Ouviu falar sobre as pragas, a divisão do Mar Vermelho, e o sucesso na guerra com Amalek. Ele era um indivíduo único, porque estava aberto a ouvir sobre as maravilhas do Criador e inspirou-se para iniciar um caminho espiritual na Sua direção.

Ele procurou Moisés e tornou-se um devoto. Yitro é, em última análise, a história de um convertido, uma pessoa que decidiu deixar um caminho e começar outro. Esta porção é encontrada no mês de Aquário porque trabalha em sinergia com esta energia, ajudando-nos a iniciar um novo despertar. É-nos dado o poder de impulsionar-nos para fora de qualquer esquema mental, removendo as vendas dos olhos e ouvidos de modo a que possamos ouvir e fazer algo novo.

O início da porção afirma: “Então Jethro... ouviu falar de tudo o que Deus tinha feito....”. O resto do mundo era surdo e só Yitro podia ouvir? Os outros ouviram falar do milagre do êxodo do Egito? A resposta é sim, todos em redor do mundo ouviram falar dos milagres, mas apenas Yitro realmente escutou. Foi Yitro que ouviu as maravilhas do Criador e desejou unir-se a Moisés e aos israelitas.

A história prossegue com mais pormenores sobre a importância da audição. Yitro dá conselhos a Moisés sobre como pode cuidar mais eficientemente e aconselhar os israelitas. Em vez de ser apenas ele próprio a aconselhar todos, Moisés devia ensinar outros a aconselhar para que estes pudessem ajudar e aliviar-lhe a carga de trabalho. Moisés estava aberto a ouvir o conselho de Yitro e implementou este sistema, garantindo maior sucesso e sustentabilidade para o futuro. 


Neste ponto da história, Moisés leva os israelitas ao Monte Sinai, onde o Criador, Ele mesmo, faz o Seu discurso oficial aos israelitas. Isto marca o passo seguinte no caminho espiritual e na elevação dos israelitas. O Criador revela-lhes os Dez Mandamentos. Estas 10 diretrizes são o manual de instrução espiritual para a vida, que trazem toda a realização da humanidade, prosperidade e chegada à nossa própria Terra Prometida. Os israelitas estavam abertos a ouvir a palavra do Criador. Responderam: “Faremos tudo o que o Senhor disse”. Estavam dispostos a ser humildes, a estar abertos à aprendizagem, e estavam prontos para seguir uma Lógica Superior. Os israelitas, por fim, conheceram o Criador, seu professor, mentor e guia. Eles tinham o desejo de aprender, de escutar e de crescer. 

Por causa da sua humildade e vontade, naquele momento alcançaram o nível de iluminação mais elevado que a humanidade jamais alcançara. No momento em que os Dez Mandamentos foram revelados, todas as formas de morte foram retiradas do povo e a imortalidade foi alcançada. Como estavam dispostos a ouvir e escutar verdadeiramente o Criador, os israelitas puderam ascender a este nível, removendo a morte de todo o mundo.

Muitas vezes na vida são-nos ditas coisas centenas de vezes pelas pessoas que nos amam, mas nós simplesmente escolhemos não ouvir. Achamos que sabemos mais. E talvez, às vezes, seja verdade. Talvez nós tenhamos um sentimento sobre uma determinada situação ou pessoa, mas escolhemos ignorá-lo, somente para descobrir mais tarde que deveríamos ter escutado os nossos próprios instintos. A vida é um equilíbrio entre ouvir a sabedoria dos outros e a sabedoria dos nossos próprios corações. 

Nesta jornada em que nos está constantemente a ser enviada orientação pelo nosso amoroso Criador, permanece nas nossas mãos a escolha de ouvir, escutar e seguir. A voz do Criador não virá do sopé de uma montanha com fumo e trombetas como fez para os nossos antepassados há milhares de anos atrás. As mensagens virão às vezes da boca dos outros. As nossas mensagens podem vir dos nossos amigos, família, mentores, professores, e até mesmo das pessoas que encontramos na rua. O mais importante é que a maior voz de todas vem de dentro de nós mesmos. Só ouvimos esta voz quando estamos suficientemente quietos e abertos. Desta forma, estamos destinados à grandeza, não porque somos brilhantes, mas porque estamos dispostos a ouvir as respostas. Como o Rei David disse: “Eles têm ouvidos, mas não conseguem ouvir”. A Canção das Canções afirma: “Abre para mim uma abertura do tamanho do olho de uma agulha e eu abro para ti os Portões Eternos”.

Esta semana, nas suas meditações, permita-se estar aberto a ver um novo caminho. Como Yitro e os israelitas, embarcamos numa jornada espiritual mais profunda e mais verdadeira. Rebelamo-nos contra o nosso status quo e avançamos com uma nova visão e apelo do coração. 

Encontre tempo esta semana para procurar o silêncio e ir dentro de si para descobrir que mensagens lhe estão a ser sussurradas. Procure o silêncio para que possa ouvir mais. Feche os olhos para que possa ver mais. Não é uma questão de saber se o Criador está ou não a falar consigo. Não é uma questão de saber se as pessoas em seu redor estão a enviar mensagens. Não é uma questão de saber se os seus anjos estão a guiá-lo.

É apenas uma questão de saber se você está a escolher ouvir ou não.

Se você receber este e-mail de um amigo e gostaria de subscrever: clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário