Rieu

15/07/2018

A nossa chamada a amar



A nossa chamada a amar 

Diz-se que se temos um verdadeiro amigo nesta vida, somos realmente muito afortunados. A verdadeira amizade ocorre quando há amor autêntico entre duas pessoas, cada uma disposta a sacrificar-se pelo outra. Um verdadeiro amigo estará lá quando precisarmos dele. É o tipo de relacionamento que é criado através do cuidado de ambos os lados. As suas necessidades tornam-se as nossas necessidades. Este tipo de proximidade é a sensação de que a outra pessoa é uma parte de você, da mesma forma que a sua perna e braço são uma parte do seu próprio corpo. É um amor que nos esforçamos por experimentar pelo menos uma vez nas nossas vidas.

A verdade é que, amar o outro desta forma, é realmente amar o Criador, pois eles são um e o mesmo. Ganhar uma amizade verdadeira requer deixar ir alguns dos nossos próprios desejos em prole dos desejos do outro. Quando o seu amigo está a precisar e você é chamado a ajudar, você vai responder? Você está disposto a dar quando não é fácil fazê-lo? Quando você genuinamente ama a outra pessoa, a resposta é simples, é claro. Chegará sempre o momento em que não podemos simplesmente falar sobre amor, em que em vez disso somos convidados a mostrá-lo. É então que revelamos a Luz que nascemos para revelar neste mundo. Quando amamos os nossos semelhantes, ateamos a centelha Divina dentro de nós, tornando-a uma poderosa Luz. Este é o nosso verdadeiro destino e propósito.

Esta semana, ouvimos o chamamento para o amor. Estamos perante o dia conhecido como o 9º de Av. É o dia em que uma enorme quantidade de Luz é gerada. Ao longo da história, no entanto, tem sido um dia de negatividade, pois quando esta Luz não é canalizada adequadamente, pode deixar-nos esmagados. Mas, este ano, utilizando o poder presente nesta semana, podemos finalmente atender ao chamamento para amar o nosso companheiro, acabando com o julgamento e o ódio sem razão. Ser um canal de bondade amorosa proporciona a capacidade de usar esta Luz do 9º de Av para o bem no mundo. Esta semana somos convidados a não meramente falar sobre o amor, mas a agir em nome dele.

O nosso suporte esta semana é a porção Devarim.

Devarim significa “as palavras de Moisés”. Finalmente, após 40 anos, Moisés expressa os seus sentimentos aos israelitas. Lembra-os de todos os seus erros ao longo dos anos, expressando livremente a sua preocupação. Como um pai amoroso, abre o coração para aconselhá-los sobre como ter êxito na sua missão para a Terra Prometida. Moisés volta a relatar o que aconteceu durante aqueles anos e lembra os israelitas de todas as vezes que duvidaram, reclamaram e agiram com pouca certeza na Energia Divina que os guia. Lembra-lhes, também, de quando o Criador lhes concedeu o sucesso na conquista de terras e inimigos. Isso torna-se um ponto de viragem para os israelitas, que despertam para a necessidade urgente de deixar de agir com medo e começar a agir com amor ao Criador e de uns para os outros.

Devarim é o primeiro capítulo do livro final da Torá. Este livro final lida com o nosso mundo físico, e, consequentemente, todas as nossas ações nele. Somos incentivados a colocar a nossa sabedoria em ação, a deixar de lutar uns com os outros, e começar de uma vez por todas, a amar o nosso próximo como nos amamos a nós mesmos. Na história, no dia 9º de Av, ambos os templos foram destruídos porque as pessoas simplesmente não conseguiam dar-se bem. Todos os anos, se continuarmos a seguir este caminho, é como se os templos fossem destruídos novamente.

Devarim cai sempre na semana antes do nono dia de Leão, a fim de inspirar-nos a percorrer o caminho do amor. Esta semana, recebemos a visão do nosso futuro e ganhamos consciência da magnitude da nossa existência como uma comunidade global. Tratar o nosso companheiro com nada menos que a dignidade humana pode já não ser uma escolha, mas uma necessidade vital. O nosso planeta anseia por harmonia e paz.

Moisés visita cada um de nós esta semana, incentivando-nos a prepararmo-nos para a grande Luz que vem aí. A Luz disponível no dia 9 de Av é conhecida como a Luz do Messias, um momento em que todo o caos, dor e sofrimento é varrido da face da terra. Esta Luz incrível é o nosso grande dom, se estivermos abertos para canalizá-lo através do amor e para cuidar uns dos outros. Moisés lembra os israelitas de que a Energia Divina continuará a guiá-los e a apoiá-los. Promete que o Criador vai lutar por eles agora e no futuro. Implora aos israelitas, e a todos nós esta semana, para, finalmente, abrirmos os nossos corações a fim de alcançar a unidade uns com os outros, pois desta forma seremos capazes de nos unir com a Divindade. Moisés visita-nos na esperança de que este será o ano em que estamos finalmente abertos a ouvir que só através do amor seremos capazes de criar o mundo dos nossos sonhos.

Nas suas meditações desta semana, imagine-se no início de uma ponte sobre a água. Você começa a atravessar e nota alguém lá longe a caminhar na sua direção. À medida que se aproxima, você começa a ver que é o seu velho amigo, alguém que você ama muito, mas com quem perdeu recentemente a ligação. Ambos continuam a andar cada vez mais perto na direção um do outro e você sente o amor construir-se mais uma vez no seu coração. De repente, você sente-se a ficar mais leve e mais livre. Você deixa para trás ego, ciúmes e medos. Só há amor. Ambos se encontram no centro da ponte e abraçam-se com lágrimas nos olhos. Você foi reunido com o seu amigo e este amor mútuo, tal como a eletricidade, percorre o mundo inteiro.

Se você receber este e-mail de um amigo e gostaria de subscrever: clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário