Rieu

12/11/2017

Os teus desafios são as tuas bênçãos






Os teus desafios são as tuas bênçãos


O poder da bondade, da compaixão e do amor encontram por vezes os nossos corações na mais escura das noites. Apesar de ser difícil de aceitar quando estamos no turbilhão do desafio, a verdade é que sem desafio não há crescimento. Sem as trevas não há Luz.

Peguemos por exemplo na porção de Toldot, na qual Rebeca, a mulher de Isaac, se vê grávida, miraculosamente grávida de gémeos, Jacob e Esaú. Mesmo no útero ela consegue sentir a energia contrastante dos gémeos na forma das dores excruciantes da gravidez, e por isso ela questiona Deus para saber o que está a acontecer dentro dela.

E Deus diz-lhe: "No teu ventre tens duas nações". Como veio a acontecer, Jacob tornou-se um homem do estudo e do espírito, e Esaú tornou-se exatamente no oposto - epítome do Desejo de receber para Si mesmo -, em egoísmo e ego.

Podemos questionar, como o Rashi o fez, como é que estas duas almas tão elevadas, Isaac e Rebeca, puderam trazer a este mundo uma alma como a de Esaú? A resposta fica clara quando temos em conta a ideia de que a Luz não vem da luz. A Luz vem da escuridão. O universo inteiro opera segundo a polaridade. Esaú era divina e completamente negativo e por isso tinha o potencial para fazer a maior transformação.

Os kabbalistas revelam que Esaú representa o Desejo de Receber Para si Mesmo que existe em todos nós, e recorda-nos o tremendo poder que nos foi instilado e que nos permite converter essa energia para o bem.

Por vezes podemos desejar não ter de passar por desafios que tais, fazendo da vida um passeio no parque. Mas o que é mais satisfatório é saber que, com ferramentas espirituais e vontade de olhar para dentro e participar do trabalho interno, podemos superar e revelar mais do sentido da nossa alma, no dia a dia.

Deste modo, transformamos a escuridão que então nos rodeava numa vantagem, alterando a nossa dívida kármica. Um grande exemplo pode ser a pessoa que tem que superar um vício, ou abuso, ou outra forma de trauma para poder ser um farol de esperança e cura para outras pessoas. Os nossos desafios são as nossas oportunidades douradas de abrir os nossos corações e de desfrutar a bênção de estarmos mais integrados na vida das pessoas à nossa volta.

Seja qual for a dificuldade que possamos estar a atravessar, o desafio espiritual mantém-se o mesmo: reconhecer que a escuridão que estamos a vivenciar é a nossa oportunidade de revelar a nossa beleza, a nossa força interior e Luz neste mundo.

Desejo a todos a energia e o poder de que necessitam para enfrentar seja qual for a prova que têm perante vocês neste momento, com graça e consciência. Ao fazê-lo, que possam provar a água doce do poço do caminho espiritual, sendo para sempre nutrido por ele.

Desejos de uma grande semana de luz e transformação.

Karen

Se você receber este e-mail de um amigo e gostaria de subscrever: clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário