Se você é das pessoas que não perde um espetáculo espacial, como um eclipse ou uma chuva de meteoros, prepare-se porque está prestes a chegar um evento cósmico que não vai querer perder. Neste fim de semana vai ser possível ver a Lua como nunca se viu este ano.
Super Lua é o nome dado ao fenômeno que acontece no período de lua cheia, quando o satélite está mais próximo do planeta Terra e parece maior do que o normal. A única Super Lua de 2017 acontecerá no fim do ano. O início da próxima Lua Cheia será dará no dia 3 de Dezembro, período em que, coincidentemente, o satélite natural estará mais próximo da Terra.
Como acontece a SuperLua?
Também chamado por astrônomos de perigeu lunar, o fato transmite a sensação de que, no período, a lua fica com um volume maior, mas a verdade é que nada mais é do que uma ilusão de ótica.
Por estar mais próximo do nosso planeta, o satélite se apresenta com diâmetro angular cerca de 5,5% maior e 11,3% mais brilhante que uma lua cheia normal. Durante o fenômeno, a lua, que geralmente fica a 384 mil km de distância da Terra, permanece a 358 mil km.
Como observar a SuperLua?
Segundo astrônomos, o melhor horário para admirar essa fase da Lua é a partir das 21h. Quem mora na cidade grande, no entanto, pode ter mais dificuldade em perceber uma grande diferença de brilho e tamanho da lua, já que a luminosidade maior do satélite pode ficar mascarada pela luz urbana e poluição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário