Rieu

01/10/2017

Bondade Sem Motivo






Bondade Sem Motivo


"Não esqueças de mostrar bondade com os estranhos, pois alguns acalentaram anjos sem saber" - Hebreus 13:2

Sempre gostei de Os Miseráveis, de Vitor Hugo, porque nesta obra, o herói da história é redimido e restaurado por um poderoso e transformador acto de bondade.

O personagem principal do livro é Jean Valjean, um condenado que foi injustamente aprisionado por 19 anos por ter roubado um pedaço de pão para dar à irmã esfomeada.

Na cena de abertura, Valjean, libertado recentemente e apelidado como pária pela sociedade, é levado ao Bispo Myriel, um anfitrião generoso e hospitaleiro sobre quem o narrador escreve: "A tristeza que reinava por toda a parte não era mais do que uma desculpa para uma inquebrantável bondade".

Valjean, que é receoso, amargo e bastante desesperançado da vida, rouba uma peça de prata ao bondoso bispo, antes de desaparecer na noite. Rapidamente é apanhado pela polícia que o leva de volta ao bispo para que devolva os bens roubados. Mas quando os polícias dizem ao bispo de encontraram a prata no saco de Valjean, o bispo diz-lhes que ele tinha oferecido a prata a Valjean. E de seguida dá uma reprimenda a Valjean por não ter levado também os candelabros de prata.

Quando a polícia se retira, o Bispo diz a Valjean para usar aqueles valores para se tornar um homem de bem e honrado. E foi neste momento de bondade sem motivo que o coração de Valjean se voltou para a Luz. Durante anos, ele sofrera em raiva e amargura por ter sido levado para a prisão por tantos anos. Agora, com esta cena, a sua fé é restaurada. Uma corrente de perdão dissolve a sua escuridão. A bondade do Bispo perfura a armadura em torno do seu coração e o seu espírito é desperto.

Ao longo do livro, vemos como esta situação transformadora vai afetar e transformar para melhor muitas mais pessoas.

Por vezes, pensamos que não há volta a dar a uma situação. Passou muito tempo, podemos ter sofrido uma injustiça, ou podemos sentir o direito de nos agarrarmos a uma raiva ou amargura. Por vezes caímos na ilusão do desespero, esquecendo que a Luz do Criador, inclusiva e abrangente, está connosco em qualquer circunstância. Mas esta história mostra que, num instante, um simples acto de bondade, de graça, pode virar tudo. Mais ainda, é que temos o poder de ser essa força de bondade para outra pessoa.

Esta semana, os alunos do Kabbalah Centre vão juntar-se em sukot em redor do mundo, para atrair essa energia de misericórdia, bondade e amor para todas as nações do mundo. Sukkot, é uma abertura cósmica através da qual este amor vai fluir para nós como um rio que pode extinguir todo o egoísmo e dor que queimam a humanidade.

Que os nossos corações estejam abertos para que possamos ser transformados por ela, reverberando esta energia pelo mundo, compartilhando-a com toda a humanidade no ano que vem.

Desejos de uma grande semana de luz e transformação.

Karen

Se você receber este e-mail de um amigo e gostaria de subscrever : clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário