Rieu

07/08/2017

Aproveitando Oportunidades Espirituais




Aproveitando Oportunidades Espirituais


Por vezes, pensamos que a vida é nada mais do que ganhar prémios e evitar punições, que é seguir todas as regras para sermos o bom rapaz ou a boa rapariga que é suposto sermos, que é pintar por dentro das linhas ou saber tudo.

Mas a Kabbalah diz que é outra coisa.

A porção desta semana chama-se Ekev e se procurarem no Zohar vão encontrar uma discussão sobre a correção da alma ao longo de várias vidas. Aí se explica que cada um de nós desceu a este mundo com um determinado "tikkun" (correção) para completar, certas coisas para fazer; específicos desafios a enfrentar e superar. Não existe isso de "é assim que a tua vida deve ser" e depois estás redimido. Tudo é bastante mais fluído do que isso. O que existe é um sistema universal de leis espirituais através do qual nos é proporcionada a oportunidade de cumprir a nossa dívida kármica.

Há muitos anos, estávamos apenas a começar a construir o que hoje conhecemos como o Kabbalah Centre Internacional, estávamos em Paris a dar aulas e a partilhar o Zohar. Uma noite, uma jovem mulher comprou um conjunto de livros do Zohar a um dos nossos professores, o Shimon Sarfati.

Porque os volumes eram bastante pesados, ela pediu se ele a ajudava a levar os livros até casa. E assim lá foram ele, de carro. Infelizmente, quando chegaram a casa dela, o carro basicamente teve um colapso. Tinha sobre-aquecido e precisava de água para poder pegar de novo.

O Shimon pensou que podiam pedir ao pai dela que lhes desse alguma água. Mas o pai era uma pessoa muito crítica e receosa dos ensinamentos da Kabbalah. E ficou ainda mais furioso quando viu que a filha tinha comprado o Zohar. (Eram outros tempos. Para dizer o mínimo, a comunidade religiosa tinha muita dificuldade em aceitar que estivéssemos a partilhar com o mundo uma sabedoria transformadora).

O resumo é que o pai se recusou a dar a água e por isso o Shimon teve que ir rua abaixo, a uma lojinha de esquina onde foi gratamente recebido. Seguiu depois o seu caminho.

Avançando rapidamente para as 6 da manhã, Shimon recebe uma chamada da jovem que estava em lágrimas, histérica. "O mau pai faleceu durante o sono", disse, entre soluços. Shimon, claro, ficou chocado.

Quando o Shimon me disse o que se passara, eu não pude evitar de me perguntar se o Universo não teria dado àquele homem uma oportunidade de mudar o seu destino fazendo uma boa ação. Porque é isso que fazem as nossas verdadeiras ações de partilha: alteram o nosso destino. Imagino que nunca saberemos a certeza, mas a lição permanece: nesta vida, vamos dar passos cautelosos para que não fiquemos de tal modo embrenhados em nós mesmos que acabamos perdendo as oportunidades de servir os outros que o Criador nos põe à frente.

Não digo que precisamos de partilhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas sim que precisamos de nos manter abertos e atentos quando a oportunidade se apresentar.

Podemos alterar a nossa forma de vida num centésimo de segundo. É através dessas pequenas mas desconfortáveis aberturas que nos surgem que ganhamos o acesso aos canais de Luz que até então estiveram fechados para nós.

Sendo fácil cair na ilusão de que o nosso tempo aqui na terra é para obtermos o que queremos ou sermos vistos de uma determinada forma pelos outros, temos de manter o foco na grande figura. Conheci muitas pessoas com enormes quantidades de dinheiro e que estavam profundamente deprimidas ou não totalmente satisfeitas. Também conheci meninos de rua em barros pobres, a chutar uma lata, e que tinham os olhos cheio de alegria e luz. A razão é que se virmos bem, a satisfação nada tem a ver com o que temos ou deixamos de ter. Satisfação é o resultado do esforço constante para sermos melhores seres humanos.

Esta semana, mantenham-se sempre abertos a sair da vossa zona de conforto para estenderem uma mão quando a oportunidade surgir.

Desejos de uma grande semana de luz e transformação.

Karen

Se você receber este e-mail de um amigo e gostaria de subscrever : clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário