Rieu

04/06/2017

BEHA'ALOTCHA: Elevar-se acima





BEHA'ALOTCHA: Elevar-se acima 


Por vezes, usamos a espiritualidade como uma desculpa para a preguiça. Já o fiz. Já o fizeste. Todos já o fizemos. É uma das maiores armadilhas de nos tornarmos "uma pessoa espiritual". Por exemplo: a meditação é uma ferramenta espiritual muito poderosa, mas se ficarmos sentados na cama o dia todo a comer gelado e a meditar em ficar magro, adivinhem! Não vai dar. Acreditem-me, eu sei.

Na nossa jornada pelo caminho espiritual, penso que muitos de nós, num ponto ou noutro, cometemos o erro de acreditar que o estilo de vida espiritualizado ignora o mundo da fisicalidade. Mas, se fosse este o caso, então porque estaríamos nós aqui?
Uma pessoa pode sentar-se no cume de uma montanha cantando e rezando o dia inteiro, todos os dias, durante toda a sua vida. Isto faz alguém ser espiritual? Bom, não sei, mas uma coisa em que eu pessoalmente acredito é que ao chegarmos lá acima, a primeira coisa que nos vão perguntar vai ser "como é que tornaste o mundo um lugar melhor durante o tempo em que lá viveste? Como partilhaste com os outros? Como fizeste das vida dos outros melhor pelo facto de fazeres parte dela?".

Se a espiritualidade for definida como a capacidade de ir acima da fisicalidade, então temos de aprender primeiro a ir além de nós mesmos. Trabalho espiritual tem a ver com elevar-se acima do egoísmo, escolhendo ser altruísta. Tem a ver com elevar-se acima da crítica e escolher ser misericordioso. Tem a ver com subir a escada na direção da nossa melhor versão, escalando um degrau de cada vez. O grande dom da fisicalidade é o de nos providenciar os meios para fazer isto. Pensem. Em Pessach usamos uma refeição física, o Seder, como uma forma de tocarmos em Binah e alcançarmos liberdade espiritual total. Em Shavuot, usamos a Torah física para tocar a luz da imortalidade. E isto é verdade não apenas nos dias festivos, mas todos os dias.

Revelamos a maior Luz superna nas ações físicas - de cada vez que partilhamos uma refeição com um colega, fazemos voluntariado com sem-abrigo, damos um abraço a um amigo ou oferecemos um sorriso a um estranho.

Um estilo de vida espiritual é aquele que incorpora o espírito em toda as facetas das nossas vidas humanas.

A porção desta semana intitula-se Beha'alotcha, que significa (sim adivinharam) "elevar-.se acima". Ao longo da próxima semana, torne prioritário melhorar, ser melhor hoje do que foi ontem. E lembre-se, em cada acto de bondade que fazemos a um outro, erguemo-nos de onde quer que estivéssemos momentos antes.

É nestes simples actos de fazermos deste mundo físico um lugar melhor para se viver que nos erguemos acima da nossa versão anterior, elevando também o mundo nesse processo.
Desejos de uma semana abençoada,

Karen 

Se você receber este e-mail de um amigo e gostaria de subscrever : clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário