Rieu

07/05/2017

Emor: O Desejo da Alma







Emor: O Desejo da Alma 


Cada pessoa é um mundo em si mesmo. Ao partilharmos a nossa Luz com apenas uma pessoa, tornamo-nos servos da humanidade inteira.

A porção desta semana, Emor, contém os preceitos respeitantes às qualidades e responsabilidades do Sumo Sacerdote (Kohen HaGadol). Mas o que é que estes deveres sacerdotais têm a ver connosco. É suposto simplesmente ignorarmos esta secção da Bíblia? Pelo contrário, os kabbalistas ensinam que cada passagem da Bíblia contém sabedoria e energia que pode ser utilizada na vida de todas as gerações.

Não há uma única palavra ou letra supérfluas em toda a Bíblia. Felizmente, o Zohar lança a muito necessária Luz sobre as lições escondidas dentro de Emor.

Há algumas semanas, lembram-se que estivemos a examinar uma porção que estabelecia os detalhes do Templo Sagrado - como devia ser construído e o que lá devia acontecer. A lição era que, apesar de não haver Templo Sagrado nos nossos dias, cabe a cada um de nós criar o Templo Sagrado dentro de nós mesmos, fazendo tudo com amor.

Na mesma onda, podemos começar a entender a lição desta semana. Todos e cada um de nós temos o poder de nos tornarmos um Sumo Sacerdote para o mundo.
A soma dos preceitos do Kohen HaGadol era cumprir um propósito singular: estar ao serviço da Humanidade.

No nosso tempo, essa tarefa recai sobre nós. Soa um pouco elevado, não soa? E no entanto, quando entendemos o princípio espiritual da unidade - todos estamos interligados - podemos começar a ver que aquilo que fazemos pelo outro estamos essencialmente a fazer por nós e pelo mundo.

De facto, em vez de nomear "um escolhido" nos nossos tempos, cabe a cada um de nós escolher ficar ao serviço. Partilhar com um, é partilhar com todos.
Falamos imenso sobre partilhar nas nossas aulas no Kabbalah Centre. A palavra "partilhar" soa tão básica e no entanto é tão profunda. É porque partilhar é tão inextricável do anseio da nossa alma. Ao longo do dia todos experimentamos muitos desejos. A cada passo podemos pensar: quero a minha caneta. Quero a minha cadeira. Quero um novo computador. Quero atenção. Quero prazer. Quero a minha alma gémea. Quando pensamos sobre isso, a lista de desejos é interminável. A alma, porém, é diferente.

A alma tem apenas um desejo, inamovível e imutável: partilhar.
É por isso que sabe tão bem partilhar. Não tem lógica que ao darmos algo nos sintamos melhor do que quando recebemos e no entanto é exatamente isso que acontece.
Esta é uma poderosa semana para estarmos cientes deste paradoxo espiritual. A melhor forma de o recordar é, claro, pô-lo em prática.

Quando queremos tomar algo, quando queremos satisfazer o nosso ego, e quando outros desejos não fazem mais do que consumir-nos - vamos fazer uma pausa e encontrar uma forma de dar.

Dar misericórdia. Dar amor. Dar gentileza, Dar um sorriso. Vamos dar da nossa Luz e vamos iluminar a escuridão dos outros, ao mesmo tempo que dissipamos a nossa própria escuridão.
A beleza daquilo que podemos aprender com o Sumo Sacerdote é que ele foi escolhido para seguir o desejo da sua alma.

Esta semana somos convocados a fazer esta escolha para nós mesmos.

Esta semana, deixa que o desejo da tua alma seja o teu Verdadeiro Norte.
Desejo uma semana abençoada

Karen 

Se você receber este e-mail de um amigo e gostaria de subscrever : clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário