Rieu

21/05/2017

Bamidbar: O Poder da Unidade






Bamidbar: O Poder da Unidade

Estamos separados para podermos encontrar a unidade.

Somos diferentes para que possamos escolher a harmonia.

Somos variados para que possamos descobrir as muitas formas de surpreendentemente sermos iguais.

Esta semana, lemos a porção Bamidbar, o primeiro capítulo do livro de Numerus. Consta desta história que os israelitas foram contados, ou "numerados". Porque haveria o Criador de pedir para saber quantos seguidores tinha? Afinal, ele é o Criador. Não saberia ele, na sua omnipresença? Felizmente, temos o Zohar para lançar alguma Luz sobre este assunto.

Foram contadas 600 mil almas. Assim como havia 600 mil quando eles estavam no Egipto, e 600 mil quando eles vagueavam no deserto. E havia quantas quando entraram na terra de Israel? Adivinharam! 600 mil.

Mas como podia ser isto? Aconteceu tanta coisa entre cada um destes períodos; alguns morreram, bebés nasceram, e no entanto o número não muda. O Zohar revela que 600 mil é o número de centelhas da Luz do Criador que foram espalhadas em todas as almas aqui na terra. Há biliões de pessoas neste planeta, muitas das quais partilham a mesma centelha que eu ou você. (Por falar nisso, quando conhece alguém e instantaneamente sente uma atração ou uma conexão de alma com ela, este é muitas vezes o motivo).

Não é coincidência que toda a Torah tenha exatamente 600 mil palavras. Se uma única letra de uma dessas palavras estiver em falta, tal invalida a Torah inteira. O que está a Torah a tentar ensinar-nos?

Todos fazemos parte da força divina conhecida como a Luz da criação. Podemos parecer fragmentados, no entanto estamos todos unidos no nosso âmago. Tal como cada letra da Torah tem um propósito, o mesmo se passa com cada pessoa. E esse propósito é ajudarmo-nos uns aos outros. Pois é apenas através das nossas forças combinadas - com a união de todas as nossas centelhas - que perfazemos a soma que dá o todo. É por isto que respeito mútuo e dignidade humana por todas as pessoas , mesmo por aquelas cujos modos são diferentes dos nossos, é tão importante.

É suposto sermos diferentes, é suposto sermos variados, e ainda assim agirmos como UM.

Esta é uma semana poderosa para praticar Unidade. Isto não significa que temos que ser os melhores amigos de toda a agente. Não precisamos de dar todos as mãos e cantar o kumbaya. Apenas precisamos de estar cientes do valor de cada um, do valor de cada centelha, que é única em si mesmo. Todos temos pessoas que nos apertam os botões, talvez até nem saibamos porque, mas há algo neles que nos irrita, não é verdade? Bom, esta é uma boa semana para fazer algo de simpático por essas pessoas. Convidem-nos para um café, ou ajudem-nos com o trabalho. Deixem anonimamente qualquer coisa especial na sua secretária.

Estas podem parecer coisas pequenas, mas é com pequenas gentilezas que construímos pontes onde antes havia muros. É assim que ficamos mais unidos, mais inspirados, e todos um dias um centímetro mais perto de uma mundo mais em paz.

Desejo uma abençoada semana,

Karen

Se você receber este e-mail de um amigo e gostaria de subscrever : clique aqui










Nenhum comentário:

Postar um comentário