Rieu

30/04/2017

Acharei Mot: O Segredo da Regra de Ouro









Acharei Mot: O Segredo da Regra de Ouro


A Regra de Ouro pode não ser sequer uma regra, mas um segredo oculto para a alegria.

A porção desta semana, Acharei Mot-Kedoshim, é tão potente que a lemos duas vezes por ano - em Yom Kippur e no Shabbat do mês de Iyar (Touro).

Existem incontáveis lições que podemos aprender através da sua história e inúmeros benefícios por ouvirmos a sua leitura. Um dos mais importantes é o ensinamento espiritual pelo qual todos os preceitos existem. É nesta porção que encontramos a Regra de Ouro: Ama o teu Próximo Como a Ti Mesmo.

Para muitos, este preceito é complicado. Como posso amar o meu próximo como a mim mesmo se não me amo a mim mesmo? E já agora, como posso amar a mim mesmo se não me conheço a mim mesmo?

Vamos usar o entendimento espiritual para nos ajudar a revelar a mais profunda e oculta essência desta frase e das suas complexidades.

Relativamente ao conhecermos a nós mesmos, algumas pessoas levam uma vida inteira tentando consegui-lo. A verdade é que é suposto estarmos constantemente a evoluir, a mudar e a crescer. Quem éramos há 10 anos não é, seguramente, quem somos agora e como tal, conhecer a nós mesmos é mais uma jornada do que um destino.

Mais do que isso, amarmos de verdade a nós mesmos é entender que somos seres divinos. O mais forte amor próprio vem da total reverência e apreço pelo facto de que no nosso âmago transportamos uma centelha do Criador, que nunca pode ser menosprezada, manchada ou quebrada. É através de um profundo respeito pela Luz dentro de nós mesmos que podemos começar a amar.

Para mim, mais importante é que as vezes em que mais aprendi sobre mim mesma não foi em momentos de auto-contemplação ou até em meditação. Descobri mais e mais quando deixei de me focar em mim mesma e comecei a fixar a minha atenção em como poderia partilhar a minha Luz com os outros.

A mente pode ficar tão pesada com as preocupações, as dúvidas, as ansiedades, que por vezes podemos sentir que é impossível derrotar os pensamentos negativos. Porém, no momento em que me ocupo a amar o meu próximo - encontrando formas genuínas de partilhar mais, cuidar mais e ir além na milha extra - eu salto do espaço da minha mente também. As dores de cabeça dissipam-se. As preocupações desaparecem. A escuridão nas nossas próprias vidas é banida pela Luz que acendemos para alguém.

Ao partilharmos - ou seja amarmos - os nossos semelhantes, estamos na mais profunda forma de partilhar e amar a nós mesmos.

Deste modo, vemos que o Criador não nos deu de todo uma regra, mas um circuito de onde retirar da vida a maior alegria. Reparem na estrutura da frase, a primeira parte pede para amarmos os outros, e a segunda parte sugere que o fazemos ao amarmos a nós mesmos.

Amar ao próximo é o modo de descobrirmos a nossa própria divindade e com isso a nossa conexão com a Luz. Amar ao próximo como a nós mesmos é a chave que abre o maior dos tesouros: a fartura de satisfação que o Criador quer conceder-nos.

Nesta semana, existe no cosmos uma energia que nos pode ajudar a fazer deste mais sagrado preceito a nossa prioridade. Para cumprir o preceito de amar ao próximo como a nós mesmos e beneficiar de uma mais profunda conexão com a Luz, tenha em conta apenas duas coisas a cada dia: 1) Tire um momento para reconhecer a Luz Divina que possui dentro de si. 2) Encontre uma forma de partilhar essa Luz com os outros.

Vêem, é muito menos complicado do que o fazemos. Porque a Luz é sempre simples.
Esta semana, façamos de Amar ao Próximo Como a Nós Mesmos o nosso verdadeiro Norte.
Desejo uma semana abençoada,
Karen

Se você receber este e-mail de um amigo e gostaria de subscrever : clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário