Rieu

19/03/2017



Vayakhel-Pekudei: Actos De Amor 


Mostrar amor a outro ser humano é mostrar-lhe a cara do Divino.

Nós somos feitos de amor. É a qualidade definidora do Criador, e também a essência das nossas almas.

Vou ser honesta. Há muitos anos, quando li pela primeira vez Vayakhel-Pekudei, achei que esta porção era a menos interessante de toda a Bíblia.

Ainda assim, com a ajuda do Zohar e dos comentários dos grandes kabbalistas, consegui apreciar melhor estas histórias e o seu significado. Consequentemente, a lição desta semana tornou-se provavelmente uma das minhas favoritas.

Deus instrui Moisés: "Constrói-me um Tabernáculo, de forma que eu possa morar dentro de ti." Vayakhel e Pekudei discutem os inúmeros detalhes para a construção do Tabernáculo, e tudo o que era necessário para que esta construção fosse o sítio onde a Luz do Criador poderia viver. Há muitas mensagens codificadas nas instruções que Deus deu a Moisés, as dimensões do Tabernáculo e como deveriam manifestar-se. Mas a mais interessante é a de que há 13 materiais diferentes usados para criar este local.

Aprendemos no estudo da Kabbalah que o número 13 é poderoso. Porque é o valor numérico da palavra Amor.

Claro que hoje não temos um Tabernáculo físico e por isso cabe-nos a nós estabelecer um local onde o Criador possa morar dentro de nós. Como geramos um sítio desses? A numerologia dá-nos a resposta. O Tabernáculo hoje, como o de então, é para ser criado com amor.

Partilhar um acto de amor com outro não necessita ser um acto romântico. Podemos ter actos de amor para com amigos, colegas, familiares, mesmo estranhos. Quando procuramos o bem em alguém em vez do mal, isto é um acto de amor. Quando damos a mão a um estranho que necessita, é também uma manifestação de amor. Qualquer momento em que utilizemos o nosso livre arbítrio para nos estendermos para outro ser é o que constitui este sentimento. É nestas expressões divinas que criamos um espaço dentro de nós para o Criador viver. Tomem nota que o Criador não diz, "Construam-me um Tabernáculo de forma que eu possa viver entre vós." mas "de forma que eu possa viver dentro de vós". A intenção era sempre para o Criador viver dentro de nós. Quando escolhemos o amor nas suas muitas formas, emulamos o modo do Criador, construindo o nosso próprio Tabernáculo.

Uma das coisas que eu acho mais interessantes sobre o amor é que existe um fornecimento infinito dentro de cada um de nós e ainda assim uma grande falta dele no mundo. Esta semana, vamos encher o mundo com amor mostrando-o a cada oportunidade. Existem variadas formas! Em vez de apenas enviares uma mensagem a um amigo, pega no telefone e pergunta como estão e diz-lhes o quanto lhe queres bem. Faz voluntariado para os sem-abrigo, ou numa igreja à tua escolha. Faz uma tarte para o teu vizinho. Escreve uma carta de amor ao teu parceiro ou amado. Escuta verdadeiramente os outros. Mais importante, vamos apenas estar lá uns para os outros.

Como 13 é o valor numérico do amor, sabemos que quando duas pessoas agem em amor uma com a outra, resulta em 26 - que é o valor numérico de YKVH, o nome de Deus mais poderoso. Quando há amor entre as pessoas, a Luz de Deus vive não só dentro de nós, mas brilha em todo o mundo.

Esta semana, faz dos actos de amor o teu verdadeiro Norte.

Desejo-vos uma semana abençoada,

Karen 


Se você receber este e-mail de um amigo e gostaria de subscrever : clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário