Rieu

12/03/2017







Ki Tisa: Partilhando os Teus Dons 


Tudo o que levas contigo é aquilo que deste.

Isto está escrito na parede do escritório de construções e créditos de George Bailey no filme "It's a Wonderful Life". É um sentimento bonito e que se coaduna com tudo o que o Criador nos concedeu nesta vida. A beleza de uma benção não é o facto de a termos, mas o facto de sermos capazes de a partilhar com os outros, enriquecendo as vidas daqueles de quem gostamos e fazendo o mundo um lugar melhor para isso.

Na porção desta semana, Ki Tisa, Deus diz a Moisés que quando ele contar os Israelitas lhes deve pedir que doem meio shekel. Moisés é então instruído a usar o dinheiro para a Tenda da Congregação, fazendo dela um memorial para os Israelitas chegarem ao Senhor. Ao fazê-lo, Deus diz a Moisés que este meio shekel é sagrado.

Nem sempre associamos dinheiro com santidade. E no entanto, aqui Deus diz a Moisés que o shekel é mesmo sagrado quando ele o usa como um veículo para as pessoas melhorarem. Claro que não estamos a falar sobre a moeda ou o papel ou o dólar versus o shekel. O que está a ser dito é que dinheiro é energia, um aspecto da Luz e que podemos dirigir o seu uso de acordo com o nosso livre arbítrio.

Cada um de nós é abençoado com dons. Para alguns, sim é o dom da riqueza, mas para outros pode ser o da sabedoria, canção ou liderança.

Alguns são tipos criativos com a capacidade de escrever romances ou compor sonetos requintados, enquanto outros são matemáticos brilhantes ou génios inovadores. Da mesma forma que cada um de nós tem uma faísca do Divino, também cada um de nós tem um dom divino.

Ki Tisa é a chave que abre a recompensa da satisfação, a fórmula secreta pela qual podemos tornar todas as coisas das nossas vidas sagradas. Esta porção vem ensinar-nos que a única coisa que devemos fazer para ser satisfeitos por uma benção, a única coisa necessária para a tornar sagrada, é encontrar uma forma de a partilhar com os outros.

Esta semana é o momento ideal para descobrir novas formas de partilhar os dons dados por Deus com o mundo. Eu aconselho-cos a pegarem num papel e a dividi-lo em duas colunas. No lado esquerdo, fazem uma lista de tudo aquilo que vos abençoa, e no lado direito pensem em como poderão partilhá-lo com os outros. Usamos a nossa casa como um tecto sobre as nossas cabeças ou abrimos a nossa casa aos outros, criando um ambiente caloroso e acolhedor onde os nosso amigos podem também procurar abrigo, comunidade e prosperidade? Contemos a nossa voz criativa, mantendo o nosso talento só para nós, ou encontramos forma de partilhar a nossa música nas redes sociais, actuarmos numa peça de teatro local, ou escrevermos uma primeira historia curta, como forma de trazer alegria para os outros? Mantemos a nossa espiritualidade para nós, ou partilhamos o nosso conhecimento com aqueles que desejam aprender?

Mantemos os nossos punhos cerrados dizendo, "O que é meu é meu e só meu!" ou abrimos as nossas mãos e sentimos uma fração daquilo que é ser como a Luz ao estendermos a nossa beneficência aos outros?

Se pudermos aproveitar a bondade que é nossa e partilhá-la com outro ser humano, então ela torna-se sagrada. Não é uma verdade bonita, que para cada acto de partilha que fazemos, o mundo fica muito mais sagrado?

Esta semana, faz da partilha dos teus dons o teu verdadeiro Norte.

Desejo-vos uma semana abençoada,

Karen 


Se você receber este e-mail de um amigo e gostaria de subscrever : clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário