Rieu

15/01/2017

ABRAÇANDO O CAMINHO


Abraçando o Caminho 


De grandes sonhos, grandes recompensas podem vir, mas não há nada maior que o caminho por si. Porque tal como não existe recompensa sem um caminho, não há caminho sem recompensa.

Havia um homem para quem todos os dias eram iguais. Ele acordava muito cedo de manhã e vestia o fato e gravata. Ia trabalhar, vinha para casa, jantava e deitava-se. Dia sim dia não, a sua vida não mudava. Cada dia ele dizia para si mesmo, "Quando tiver 60 anos, reformo-me. Depois compro uma casa à beira mar." E então era para isto que ele vivia. Uma vida inteira passada a olhar para o prémio.

Sabem, há dois fins diferentes para esta história. Em algumas versões, o homem morre aos 59. É apenas quando chega aos portões do céu que se apercebe quão horrivelmente a sua vida foi passada. Na outra versão da história, ele reforma-se e compra a casa à beira-mar. Ele entra, olha à sua volta, e fica assoberbado pela sua beleza. Senta-se e aprecia a vista. Passa um minuto. Depois dois. Eventualmente passa-se uma hora e depois um dia. No dia seguinte, ele acorda muito cedo, veste o seu fato e gravata, e volta a sentar-se na cadeira e apreciar a vista. Todas as palavras iludem o homem na sua casa de sonhos. Todas, isto é, menos duas... "E agora?"

Independentemente do final, a mensagem é a mesma: não é o que está no final do caminho que interessa, é o percurso até lá.

Todos nós temos a nossa "casa de sonho" - um objectivo (ou objectivos) que queremos alcançar, a falta de que nos detém de viver a vida no seu todo no presente. Para alguns de nós, talvez o nosso sonho seja encontrar o amor verdadeiro e casar, enquanto para outros é deixar de ter dívidas, ou ultrapassar um vício. Um desejo saudável ou mesmo um ambicioso para todas essas coisas e mais, é bom É o combustível necessário que nos faz levantar de manhã. O único problema é que quando ficamos tão focados no final do jogo esquecemos o aqui e agora.

É apropriado que a porção desta semana da Bíblias seja Shemot. Apesar de ser o primeiro capítulo no livro do Exodo, o êxodo por si não ocorre durante várias semanas. Eventualmente, os Israelitas vão deixar o Egipto e aquilo para o qual são escravos. Vão saborear o leite e o mel, e eventualmente chegarão à terra prometida.

Contudo, se esta fosse a parte mais importante da história, o livro do Exodo começaria aqui. Não, o livro do Exodo - tal como as nossas vidas - é sobre expedição, não sobre a terra pátria.
Esta semana, existe uma energia no cosmos que nos pode assistir na aprendizagem para abraçar o percurso. Durante os próximos sete dias, eu gostaria de vos encorajar a viver verdadeiramente o momento - olhar à volta e apreciar a beleza que nos envolve, e depois viver a alegria de nos entregarmos aos outros pelo caminho. Mais importante, sermos paciente durante o processo, e amar quem somos neste momento. Porque estamos exactamente onde é suposto estar no percurso para a Luz.

Ao avançarmos para o nosso destino, sempre a subir, relembremos que é o nosso percurso que é o nosso prémio. Porque é na passagem que encontramos o maior presente de todos: nós próprios.

Esta semana, faz do caminho o teu verdadeiro Norte.

Desejo-vos uma semana abençoada,

Karen 


Se você receber este e-mail de um amigo e gostaria de subscrever : clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário