Rieu

27/11/2016

Ir Além da Nossa Natureza






Esta semana não só lemos e estudamos a porção de Toldot na qual ocorrem milagres, mas também entramos no mês de Kislev, que é o mês do Chanukah, um mês que é sinónimo com fazer milagres acontecer. Boas notícias, certo? É uma boa indicação da energia que existe nesta semana, e mesmo durante o mês. O Zohar explica que é um momento onde o potencial para milagres é maior do que nunca, o que levanta a questão: Como é que podemos alcançar essa energia? O que é que podemos fazer na primeira semana de Kislev, que pode ter um efeito positivo e manter-nos conectados à Luz potencial durante todo o mês?

A porção de Toldot começa com a oração de Isaac para a sua mulher Rivka. Isaac sabia que ele estava destinado a ter filhos, mas não sabia se seria com Rivka ou com outra mulher. Rivka nascera sem útero, fazendo com que fosse praticamente impossível ficar grávida. Isaac sabia que Rivka era a sua alma gémea. Ele amava-a tão profundamente que ele rezava que o mérito seria dela. Claro, nós sabemos que Rivka eventualmente teve um filho dele. Como é que as orações de Isaac foram correspondidas? O que é Isaac fez para conseguir um milagre desses? Diz no Zohar que Isaac além de pedir para Rivka, ele foi no seu burro 16 quilómetros até ao Monte Moriah, fez uma cerimónia, e rezou lá. Por outras palavras, Isaac saiu da sua natureza, e ao fazê-lo, elevou-se para uma dimensão superior. 


Esta é uma lição muito poderosa. É este o segredo de Toldot, a chave para o mês de Kislev, e a fórmula para fazer milagres acontecer nesta altura do ano, ou a qualquer momento do ano. Se queremos que algo verdadeiramente milagroso nos aconteça, devemos fazer algo verdadeiramente milagroso que nunca tenhamos feito antes. Nas suas cartas ao Rav, Rav Brandwein explica que um milagre é uma condição onde a natureza se comporta além das leis da natureza. A humanidade é tão poderosa, ele explica que podemos provocar a natureza a produzir um milagre, estipulando que nos comportamos fora dos limites da nossa natureza. Este Tnai, ou estipulação foi tecido do universo antes da criação do mundo. 


Esta é uma boa semana para pensar nos milagres que gostaríamos de ver acontecer nas nossas vidas, mas mais importante que isso podemos questionar-nos o que é que estamos dispostos a fazer para os revelar. Que mudanças queremos fazer em nós que criarão uma mudança para o positivo? Quem são as pessoas com quem somos duros, e como podemos fazer nos próximos sete dias para sermos mais simpáticos, mais gentis e mais compreensivos? Onde está a dificuldade de darmos, ou talvez perdoar, e como é que podemos fazer uma mudança nessa direcção agora?
Não serão esses os maiores milagres de todos? 

Esta semana faz sair da tua natureza o teu verdadeiro Norte. 

Desejo-vos uma semana abençoada,
Karen 































Nenhum comentário:

Postar um comentário