Rieu

23/10/2016

NOVOS COMEÇOS

Graças a Deus pelos recomeços! Esta semana, celebramos a Simchat Torah, o último evento do mês de Tishrei, o mês no qual, através das nossas conexões, renascemos. Melhorámos a nossa conexão com a Luz divina, a fonte de tudo o que é bom neste mundo, e tirámos o melhor dela. Agora, por fim, é-nos dada a oportunidade de recomeçar. É a luxuria de todos os seres humanos que podemos esquecer, para começar de novo, e talvez ver as coisas e sentir a vida de forma diferente do que anteriormente. Não é coincidência que também começamos a Torah esta semana, retornando à primeira porção de Beresheet, que se pode traduzir literalmente para "no início". A primeira letra da primeira palavra (Beresheet) encontrada na Torah é Bet, que muitos estudiosos explicam que representa Bracha, benções. Isto é verdade, claro, pois a Torah é a impressão digital e a ferramenta a partir da qual podemos receber as maiores bênçãos das nossas vidas.Contudo, eu gosto de pensar no Bet para bitachon, que deriva da palavra batach, que é acreditar.


Ao entrarmos nestas primeiras semanas do ano novo, todos nós temos algumas ideias, resoluções se preferirem - sobre o tipo de pessoa que queremos ser, as formas como gostaríamos de nos comportar, e os objectivos que desejamos alcançar. Para mim, o que a letra Bet está aqui para nos dizer no ponto de partida, é que devemos começar com confiança em nós próprios.


Isto é para não dizer que não devemos acreditar no Criador; que Emunah, ou a certeza, é um dos tijolos fundadores para sobrevivermos neste mundo. E ainda assim, uma das formas mais poderosas de construir certeza no Criador, é começar a reconhecer que o Criador existe - dentro de todos os seres vivos, dentro de todas as pessoas, e sim também dentro ti.
Acredita em ti mesmo. Acredita na faísca do Criador que está dentro de ti e ela raiará desde o teu ser para o mundo. Com isso, não há nenhum sonho demasiado grande para ser realizado. Quando é para o benefício dos outros não há nenhum objectivo demasiado elevado para alcançar, nenhum obstáculo demasiado desafiador para ultrapassar.


Esta semana ao começarmos de novo, não te subestimes. Essa imagem que tinhas na tua cabeça da pessoa que queres ser, reconhece que está dentro de ti a transformação. Não vai acontecer numa noite, e sim, vamos ter momentos em que tropeçamos. Mas com uma certeza forte na Luz que temos dentro de nós, podemos pegar em nós e saber que lá chegaremos, e que mesmo um deslize é para alcançar o nosso destino.


Há tanto que vamos ser capazes de fazer este ano..., se soubéssemos desde já o quê.


Esta semana, faz do acreditar que em ti o teu verdadeiro Norte.
Karen

Nenhum comentário:

Postar um comentário