Rieu

16/10/2016





Esta semana no Shabbat de Sukkoth, leremos da mesma porção que lemos durante o Chol Hamoed em Pesach. À superfície, isto poderia parecer redundante. Não lemos isto há seis meses? Por que temos necessidade de ler outra vez?

Os Kabbalistas ensinam que os meses de Nissan até Elul são considerados meses masculinos, um momento para deixar sementes, um momento para novas ideias e planeamentos. Os meses femininos, de Tishri até Adar, este momento que acabámos de entrar no Rosh Hashanah. Estes são considerados os meses de manifestação.

Todos nós fizemos um caminho nos últimos seis meses. O estudo espiritual e o trabalho interno que fizemos deu-nos a todos algumas ideias sobre quem queremos ser, como nos queremos comportar, que tipo de futuro queremos para nós e para o mundo. Agora é o momento para agarrar nessas ideias, essas sementes que deixamos com a nossa consciência e começar a trabalhar nelas.

Como é que fazemos isso? Bem, felizmente temos ajuda do universo. O motivo pelo qual lemos a mesma porção agora, como lemos no início dos meses masculinos é para nos dar uma energia extra para nos ajudar a começar este novo período de tempo com o pé direito. De um ponto de vista prático, para ti e para mim, só custa dar o primeiro passo. Muitas vezes, quando tem que ver com manifestar as muitas ideias que temos, tentamos fazer tudo de uma só vez. Normalmente isto leva a um esgotamento que nos coloca de novo no primeiro degrau; por outro lado, se tivéssemos dado um primeiro passo teríamos progredido perante o nosso objectivo. Nos próximos sete dias, procura uma coisa que podes levar em frente com as tuas ideias e age sobre isso. Por exemplo, digamos que alguém decide começar a estudar o Zohar. O primeiro passo talvez seja ter o Zohar! O segundo passo talvez seja desembrulhá-lo, pegá-lo. sentir a sua energia e ver o que nos vem à mente. O terceiro passo pode ser observá-lo, depois lê-lo, e eventualmente estudar a sua sabedoria.

É assim que as grandes mudanças são feitas...um passo de cada vez.

Esta semana, faz do teu primeiro passo o teu verdadeiro Norte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário