Rieu

30/10/2016

DEIXANDO A ZONA DE CONFORTO



Em hebreu, a palavra Noach (Noah) significa "estar confortável". Isto deveria dizer-nos já qualquer coisa sobre a energia que existe no cosmos esta semana, e como é que podemos crescer espiritualmente com ela.

Lemos na Torah, "a terra também era corrupta perante Deus, e a terra estava cheia de violência. Deus olhou para a terra e viu que era corrupta, porque toda a carne corrompeu as suas formas."

Há algumas boas acções que as pessoas do mundo estavam a fazer durante o tempo de Noah que os separaram da Luz do Criador, mas se as resumíssemos a uma palavra apenas seria: conforto. Eles tinham desistido do caminho espiritual. Eles queriam qualquer coisa mais fácil.

Uma das coisas que aprendemos nas nossas aulas no Centro de Kabbalah é que não podemos avançar espiritualmente quando permanecemos na nossa zona de conforto - quando procuramos a saída fácil, gratificando o nosso ego em vez de escutar os pedidos da nossa alma.

Sair da nossa zona de conforto de forma que possamos progredir espiritualmente tem significados diferentes para cada um de nós. Por exemplo, quem tiver uma natureza agressiva, sempre a tentar chegar ao ponto e a esfregar na cara de alguém, pode ter que ficar um pouco desconfortável parando e deixando que os outros avancem sem que ele interfira. Ainda assim, para a pessoa que tenha tendência que as pessoas passem por cima dela, o seu progresso espiritual seria levantar-se e falar.

Os sábios ensinam que a inundação que aconteceu durante a geração de Noah ficou com o seu nome. Por que motivo iria o Criador nomear tal catástrofe com o nome de uma pessoa justa? Porque mesmo para Noah, a pessoa mais justa da sua geração, havia trabalho espiritual para ser feito. Noah pode ter feito tudo o que o Criador lhe disse para fazer. Ele pode ter rezado todas as orações, mas ele não chorou por aqueles que estavam destinados a morrer nas inundações.

Existe uma energia no cosmos durante estes próximos sete dias que nos pode dar um empurrão numa nova direcção. Esta semana, temos a capacidade de sair das caixas que criamos para nós, e dar o primeiro passo para um novo, grande e maravilhoso mundo. Tudo o que nos é pedido é que caminhemos para fora da nossa zona de conforto e sigamos na direcção do nosso crescimento espiritual. Se fores dado ao isolamento, tenta estar com pessoas esta semana. Se estás sempre a fazer muitas coisas, tenta dar atenção total às coisas importantes da tua vida - como a família, os filhos e interacções com os outros. Se existe alguém na tua vida que tens vindo a julgar duramente, faz o esforço para lhes dar o benefício da dúvida.

É preciso coragem e determinação para fazer o caminho espiritual, e sim, é muitas vezes desconfortável, mas também nos leva a uma sensação muito maior de satisfação.

Esta semana, faz do sair da zona de conforto o teu verdadeiro norte.

Desejo-vos uma semana abençoada,
Karen 



Nenhum comentário:

Postar um comentário