Rieu

30/09/2016

Liturgia dos Arcanjos



Liturgia dos Arcanjos

Os arcanjos de Deus vêm em nosso auxílio Sermos devotos dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael é termos o coração em sintonia com a ação de Deus no meio de nós "Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem" (João 1, 51). Celebramos, hoje, a festa dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Celebramos essa presença admirável dos anjos no meio de nós. Fazemos referência àqueles três que ocupam o lugar principal na hierarquia angelical, e cada um desses arcanjos têm um lugar único e especial no coração de Deus. Anjos são mensageiros enviados por Deus para guardar o mundo em que vivemos. Sermos devotos deles é termos o coração em sintonia com a ação de Deus no meio de nós. São Miguel: 'Quem como Deus?'. O grande protetor sobre as ciladas do maligno é aquele que tem a sabedoria para vencer a astúcia de satanás e o mal no meio de nós. Por isso, devemos nos voltar a São Miguel Arcanjo e pedir seu auxílio, seu consolo, para vencermos as tentações, para não sermos seduzidos pelo maligno e para não nos enganarmos pelas tentações do mal. São Gabriel: É o anjo comunicador de Deus, aquele que traz as grandes comunicações do Céu. Foi o arcanjo Gabriel quem visitou Zacarias e anunciou que ele seria o pai de João Batista, pois Isabel, sua esposa, mesmo estando em idade avançada, ficaria grávida. Foi o arcanjo Gabriel quem visitou Maria e anunciou que ela seria a Mãe do Salvador, que ela foi escolhida por Deus para trazer ao mundo a salvação da humanidade. Precisamos demais de São Gabriel Arcanjo, comunicando-nos a graça divina, a mensagem divina e fazendo de nós comunicadores do amor e da ternura de Deus, para que a boa comunicação aconteça em nossas relações. Muitas coisas se desencaminham na humanidade, na sociedade, na escola, na família, nos grupos onde estamos, por erros grandes e pequenos na comunicação. Que São Gabriel nos ajude a sermos bons comunicadores da graça de Deus! São Rafael: A cura, a medicina de Deus. Diante do mundo em que estamos, cercado de doenças e enfermidades, cercado de epidemias, pandemias, endemias e tantas outras situações que nos deixam preocupados, precisamos demais da intercessão de São Rafael, precisamos que ele interceda por nossos médicos, profissionais da saúde, pelos pesquisadores e aqueles que se aplicam em trazer melhores condições de saúde para toda a humanidade. Eu costumo pedir a São Rafael que traga a luz, que traga do Céu aquela ciência divina para tantas situações que a humanidade não consegue resolver. Fico pensando em tantas pessoas que sofrem devido ao câncer. É uma luta, um desafio para a medicina, porque são tantos casos diferentes uns dos outros! Não é simplesmente uma cura para o câncer, mas um caminho de cura para tantas situações que há na humanidade. Precisamos da intercessão de São Rafael pelos nossos doentes e para que a humanidade trilhe o verdadeiro caminho da saúde em Deus. Saúde por inteiro: do corpo, da alma e do espírito! Que os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael venham em nosso auxílio! Deus abençoe você (Fonte: Padre Roger Araújo) Padre Roger Araújo Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!
Houve, então, uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o dragão Talvez, entre os três arcanjos – Rafael, Gabriel e Miguel – este último seja o mais invocado pelos cristãos. Existe até mesmo a devoção da "Quaresma de São Miguel", com início no dia 15 de agosto, Dia da Assunção de Nossa Senhora, e término em 28 de setembro, véspera da festa dos santos arcanjos. São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate! O Arcanjo Miguel sempre foi muito amado e venerado pelo povo de Deus. Diante de algumas passagens da Sagrada Escritura, a Igreja foi entendendo melhor o papel e a missão que ele tem, junto ao Senhor, em favor dos homens, como no Livro do profeta Daniel: "Naquele dia, vai prevalecer Miguel, o grande comandante, sempre de pé ao lado do teu povo" (Dn 12,1). Daí, sabemos que o Senhor o constituiu guarda e protetor da Igreja. Guardião dos agonizantes A tradição o vê também como guardião dos agonizantes, aquele que leva as almas ao Trono de Deus para o julgamento, invocado como nosso advogado na vida e na hora da morte (cf. Jd 1, 9). Nas artes, ele é representado vestindo armadura, de espada em punho e atacando o diabo, que está derrotado aos seus pés. Praticamente, visualizamos essa imagem em suas palavras ao demônio: "Que o Senhor te repreenda", na Epístola de São Judas 1, 9; e em Apocalipse 12,7-8: "Houve, então, uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o dragão. O dragão lutou, juntamente com seus anjos, mas foi derrotado e eles perderam seu lugar no céu". Virtude de São Miguel A maior virtude de São Miguel vem da decisão e atitude anterior a todos esses feitos e exercícios ministeriais, em que, diante da loucura de uma criatura que desejava ser comparada ao Senhor, Miguel declara: "Quem como Deus?". Seu nome é uma alusão ao alto grau de convicção e fidelidade que esse arcanjo tem ao Altíssimo. "Miguel" significa "Quem como Deus?", exatamente na forma de pergunta, dada em resposta à arrogância de satanás. "Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes" (Tg 4,6). A força do arcanjo Miguel vem dessa sua certeza e docilidade ao Senhor, por isso ele vence a serpente orgulhosa. Num mundo tão competitivo, muitas vezes, não percebemos o quanto estamos impregnados de arrogância quando queremos defender nossos direitos, nossa vez e voz, e exaltamos a nós mesmos numa luta ferrenha por reconhecimento. Palavras que significam pecados e também a pretensão de superioridade para com outras pessoas, como "ostentação", "ambição" e "vaidade", tornaram-se sinônimos de "coisas boas", que "estão na moda" e nós as absorvemos em nossas atitudes. Que graça pedir? Talvez, a grande graça que devamos pedir ao Arcanjo Miguel e o que mais podemos aprender com ele seja derrotar todo resquício de altivez em nós. A humildade atrai o favor do Senhor e nos torna agradáveis ao Seu coração. "Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus" (Mt 5, 3). A soberba é a raiz de todos os pecados e pode nos privar do destino de eterna felicidade "para não acontecer que se ensoberbeça e incorra na mesma condenação que atingiu o diabo" (I Tm 3,6). Que pela intercessão de Maria, "a mais humilde das criaturas" (cf. CIC n. 722) e de São Miguel – aliados não somente no Dia da Assunção, 15 de agosto, mas para sempre no Reino de Deus – possamos nos esforçar e chegar ao nosso lugar no céu vivendo a virtude da humildade aqui nesta terra. Rezemos: Levanta-se, Deus, pela intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo e de todas as milícias celestes, que sejam dispersos seus inimigos e fujam de Sua face todos os que o odeiam. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém". São Miguel Arcanjo, rogai por nós!



29 DE SETEMBRO DIA DOS ARCANJOS MIGUEL; GABRIEL; RAFAEL

ARCANJO: ANJO PRINCIPAL
ANJO: MENSAGEIRO
3 DOS PRINCIPAIS MENSAGEIROS DE DEUS!
Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael
Santos Arcanjos Miguel, Gabriel, RafaelMiguel, Gabriel e Rafael amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro
Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".

São Miguel

O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus". Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. "Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu". (Apocalipse 12,7-8)

São Gabriel

O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus" ou "Deus é a minha proteção". É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: 'Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus'..." a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.

São Rafael

Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome "Deus curou" ou "Medicina de Deus", restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. "Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4).

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário