Pode algo tão simples como a alimentação controlar os níveis de açúcar e prevenir diabetes? A resposta é SIM. Alguns alimentos estão carregados de nutrientes e substâncias que estabilizam os níveis de açúcar e protegem o coração e os olhos dos efeitos nocivos dessa doença.Veja a seguir os 9 alimentos que podem ser nossos grandes aliados na luta contra o diabetes!
1. Maçãs
Em uma importante pesquisa realizada na Finlândia foi descoberto que, graças à quercetina, as pessoas que consumiam maior quantidade de maçãs tinham 20% menos óbitos associados a diabetes e doenças cardíacas. Se você não gosta de maçãs, outras fontes de quercetina, ainda que em quantidades menores, são os vegetais verdes, a cebola, os tomates e as frutas vermelhas. Portanto, crianças, sua mãe está certa: comam mais verduras! Aproveite e clique aqui para ver como as maçãs são saudáveis!
2. Canela
Um estudo realizado no Instituto de Nutrição Humana em Maryland, Estados Unidos, comprovou que se acrescentarmos meia colher de sopa de canela a nossa dieta diária, as células se tornarão mais sensíveis à insulina. Isso significa que poderão transformar a glucose em energia de forma mais eficiente, mantendo estáveis os níveis de açúcar. Pacientes diabéticos que consumiram canela todos os dias, durante 40 dias, experimentaram uma redução notável dos níveis de açúcar e uma importante melhora em sua condição cardíaca.
Não esqueça! Você pode adicionar canela a quase todos os alimentos.Recomendamos tê-la sempre em casa, de modo que, cada vez que você cozinhe, possa colocar um pouco de canela aos seus pratos.
3. Frutas cítricas
Geralmente, as pessoas que sofrem de diabetes carecem de vitamina C. Por isso, as frutas cítricas, ricas nessa substância e também em antioxidantes, são uma excelente opção.
4. Peixes de água fria
As pessoas diabéticas têm o dobro de possibilidade de sofrer de doenças cardíacas. Por isso, uma dieta rica em ômega 3, conhecido como "gordura boa", pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis de colesterol bom (HDL)
5. Alimentos ricos em fibra
Cientistas responsáveis por uma pesquisa na Universidade do Texas descobriram que as pessoas que aumentaram o consumo diário de fibra de 24 gramas para 50 gramas experimentaram importantes melhoras nos seus níveis de açúcar. Clique aqui e conheça os 10 alimentos mais ricos em fibras - você vai se surpreender!
6. Legumes
Os legumes são um excelente complemento para sopas, saladas e muitos outros pratos. Com baixos teores de gordura e calorias, são excelentes fontes de fibras e proteínas, ajudando a reduzir os riscos de sofrer de diabetes e doenças cardíacas.
7. Chá verde
Diversas pesquisas têm demonstrado que a inflamação crônica causada pelo consumo de comidas com alto teor de gordura, a falta de exercícios físicos e o baixo consumo de vegetais e frutas pode aumentar a possibilidade de sofrer doenças cardiovasculares e sabotar as tentativas do corpo de absorver o açúcar no sangue. Uma solução simples: Beba chá verde e suco de laranja. Ambos estão cheios de substâncias que combatem inflamações. Para conhecer ainda mais benefícios do chá verde, clique aqui!
8. Chocolate amargo
Uma pesquisa realizada na Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, demonstrou que o chocolate amargo pode aumentar a sensibilidade das células à insulina e reduzir o risco de diabetes. O chocolate amargo, especialmente aquele que não passou por vários processos de industrialização, contém substâncias benéficas à saúde, denominadas flavonoides e, diferente do chocolate ao leite, contém baixas quantidades de gordura saturada. Entretanto, o cacau em pó possui maior concentração de flavonoides.
9. Vinagre
De acordo com uma pesquisa conduzida na Universidade do Arizona, na qual foram analisados três tipos de indivíduos - pacientes saudáveis, pacientes com sinais de diabetes e paciente diabéticos - o consumo de duas colheres de vinagre antes de cada refeição pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Os resultados: Uma hora depois de tomar as colheradas de vinagre, os pacientes diabéticos apresentaram uma redução de 25% nos níveis de açúcar. Para os pacientes saudáveis ou com sinais iniciais de diabetes, os resultados foram ainda melhores, pois a redução foi de 50% do açúcar na corrente sanguínea.
As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
Fonte: TUDO POR E-MAIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário