Rieu

21/06/2016

AS 7 LEIS DA SUPERAÇÃO

Imagem: Barn Images

Orientações para evoluir e tirar aprendizados dos momentos desafiadores 

Crises. Todos passamos por várias. Sejam financeiras, pessoais ou de relacionamentos, as crises estão sempre presentes em nossas vidas. Mas será mesmo que todas crises pelas quais passamos são ruins? Por que será, então, que depois de superá-las temos uma sensação de vitória, de estarmos vivos, de termos "sobrevivido com sucesso" a um momento conturbado?

CRISES SÃO OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO E EVOLUÇÃO

O termo crise vem do grego "Krisis", que significa, em sua essência, "distinção, decisão, sentença, juízo". Por mais antigo que seja o conceito, a intenção de sua existência parece estar mais ligada a um "período de decisão" do que a um período ruim. E é interessante também vermos o ponto de vista oriental, no qual o termo crise, em chinês, é representado pela junção de dois símbolos: um deles significa "perigo", enquanto o outro significa "oportunidade".

As crises que passamos geralmente são momentos de grande aprendizado, nos quais temos a oportunidade de evoluir para um nível de consciência que não tínhamos antes. Por isso, a superação da crise é tão importante.

7 LEIS PARA SUPERAR PADRÕES NEGATIVOS

Sendo assim, veja abaixo as 7 leis para uma superação saudável e durável de suas crises, sejam elas quais forem, para que você possa aplicar os conceitos de maneira prática e estar sempre em evolução. Para ficar ainda mais fácil, sugerimos em cada lei alguns "autodesafios" de 7 dias, que são simples quebras de padrões negativos que você coloca em sua própria vida, para ter mudanças suaves e evolutivas e ser cada vez mais positivo para superar as situações desafiadoras.

1 - A LEI DA DISCIPLINA


Ter uma vida disciplinada é o primeiro passo para se superar (ou nem ter) uma crise. Temos o costume de sempre procrastinar trabalhos, responsabilidades ou afazeres que nos fazem ficar enrolados em problemas infinitos. E isso está totalmente ligado a não termos disciplina. Portanto, experimente colocar em sua vida, por apenas 7 dias, um autodesafio de disciplinar pequenas atividades cotidianas, como, por exemplo:

-"regular quanto tempo durmo todas as noites"
-"regular a quantidade e qualidade de minha alimentação"
-"cortar algum vício como açúcares, jogos ou bebidas"

Coloque como meta apenas um desses! Não precisam ser todos.

2 - A LEI DA DIVERSÃO

Por termos muitas atividades para fazer todos os dias, costumamos ficar mergulhados em um monte de coisas e esquecemos de ter prazer no que estamos fazendo. Mas vale a pena sempre viver uma vida sem prazeres? Busque encontrar pequenos prazeres no que faz diariamente. Isso traz um padrão de positividade para sua vida, por sempre estar alinhado com o que realiza. Experimente utilizar algum autodesafio, durante 7 dias, como:

"fazer uma lista das atividades que gosto de fazer e cruzar com as que faço atualmente"

"fazer uma atividade por prazer durante 30 minutos por dia, em horários de muita agitação (como ler um livro, ver um filme ou algo do tipo)".

A intenção é se autodesafiar a colocar práticas para ter um pouco mais de prazer em sua vida.

3 - A LEI DA DISPOSIÇÃO

Estar disposto a mudar ou passar por uma situação ruim não é simples. Mas, quanto mais praticarmos ter disposição, menos as crises parecerão monstruosas para nós. Depois de ter encontrado prazeres em suas atividades, como sugeri anteriormente, encontre "motivações". Motivação nada mais é do que "motivar uma ação". Qual é uma razão profunda para você fazer o que faz hoje? Você pode, então, depois dessa pergunta, pegar um autodesafio durante 7 dias, como, por exemplo:

-"estar disposto a fazer atividades que não gosto"
-"fazer uma lista dos propósitos mais profundos que tenho para viver a vida"
-"me motivar a fazer pequenas atividades que nunca fiz em meu dia"

Lembre-se que os autodesafios são tarefas para sua evolução, é você quem decide quais serão eles.

4 - A LEI DA COOPERAÇÃO
Você não é o super-homem ou a mulher maravilha. Todos nós temos nossas limitações. Portanto, é importante entender que muitas vezes a resolução de um conflito ou uma crise depende de colaboração ou cooperação de outras pessoas. Trabalhar nossos relacionamentos para avisar sobre nossa situação complexa ou pedir ajuda é sempre bem-vindo, mesmo que seja uma ajuda simples ou apenas um apoio. Para lhe ajudar com essa lei, você pode escolher um autodesafio nesse sentido e aplicá-lo durante 7 dias, como:

-"fazer novas amizades"
-"pedir desculpas às pessoas que você magoa ou magoou"
-"pedir para pessoas próximas ajudarem em pequenas tarefas de seu dia a dia"

A intenção é fazer isso sem prejudicar seus relacionamentos. Saiba respeitar as decisões e opiniões alheias também.

5 - A LEI DO DISCERNIMENTO


É importante também, para superarmos nossas crises, aumentarmos nossa capacidade de discernir a verdade da não-verdade. A não-verdade nos faz cair em armadilhas, nos deixa desesperados, aflitos e ansiosos. Tudo isso porque a não-verdade vem de dentro de nós, das criações mentais que temos de passado e futuro da nossa vida. Parece que o passado estava melhor que o presente ou, algumas vezes, temos medo de como será o futuro. Tudo isso nos faz ver a crise como algo maior do que realmente é. Pratique ser mais neutro e evitar julgamentos precipitados. Ao se deparar com um problema, analise-o em sua verdadeira forma, não aumentando seu tamanho. Mensure as possibilidades reais de resolvê-lo e como fará isso na prática. Isso nos faz mais tranquilos e centrados para resolver da melhor maneira possível aquela situação. Alguns bons autodesafios para você praticar o discernimento, durante 7 dias, são:

-"diminuir julgamentos mentais ou verbais"
-"falar mais a verdade para si mesmo em todas as situações"
-"retirar as palavras negativas de seu vocabulário"

Esses são bons autodesafios para serem praticados por mais de 7 dias, se possível.

6 - A LEI DO APRENDIZADO


Tudo o que acontece em nossa vida gera um ponto de vista em nós - que pode positivo ou negativo. A diferença é que o ponto de vista positivo traz um aprendizado junto com ele. Por mais que tenhamos diversos problemas e crises, podemos enxergar o que está acontecendo em nossas vidas como aprendizado e, então, partir para uma resolução mais consciente. Permita-se aprender com os erros! Bons autodesafios dessa lei são:

-"escrever e observar seus pensamentos diários"
-"estudar mais desenvolvimento pessoal"

7 - A LEI DA CONSCIÊNCIA


Ser mais consciente está no aqui e agora. Não precisamos buscar a consciência fora de nós. Isso significa observar mais tudo o que acontece em sua vida e ao seu redor. Simplesmente observar, sem julgar. A consciência nos faz contemplar e entender mais o porquê das coisas acontecerem de determinada forma. Além disso, nos dá mais clareza para tomar decisões e agir melhor em nossas vidas. Para isso, busque fazer autodesafios como:

-"meditar"
-"agradecer por pequenos acontecimentos em seu dia"

Ao praticar as leis e os autodesafios aos poucos em sua vida, poderá perceber que os conflitos diminuirão por você estar em um papel de se equilibrar e evoluir cada vez mais. Após ter praticado um autodesafio por 7 dias, se ele já estiver simples de ser feito, você pode trocá-lo por outro, para continuar evoluindo naquele nível. Se você quiser ver uma lista com mais autodesafios, clique aqui. Faça-a acontecer! Boas práticas!

SOBRE O AUTOR: LUCK(COLABORADOR CONVIDADO)
É Trainer de Alta Performance da Pandora - Evolução Consciente. Estudioso dos caminhos espirituais, é formado em Coaching com Psicologia Positiva. Site: www.pandoragsa.com.br
Revista Personare



Nenhum comentário:

Postar um comentário