Rieu

25/02/2016

Saber escutar é uma forma de espalhar a bondade

Quando você escuta, você ajuda o outro a se escutar.
Quando você escuta, você dá a oportunidade para o outro organizar seu pensamento.
Quando você escuta, você permite que o outro desgaste seu nervosismo e sua ansiedade.
Quando você escuta, o outro se sente valorizado.
Se você escuta em paz, nada do que o outro fala te pesará.
Se você escuta em paz, nada te incomodará.
Quem traz a paz para seu interior está livre de ser dominado pela opinião alheia.
Regis Mesquita
Blog Caminho Nobre

Escutar é uma arte, pois implica no interesse em captar a mensagem que o outro manda. É a base do diálogo. É o recurso primordial para solução de conflitos.
Escutar exige o autodomínio de si mesmo, pois a atenção deve estar direcionada para o outro. Exige que se mantenha o interesse e a valorização do momento.
Krishnamurti, o sábio indiano, dizia que “escutar é um ato de silêncio”. É a mais pura verdade, pois se houver o real interesse de entender o outro, deve-se aquietar a mente e cessar o diálogo interno.
É preciso que o outro sinta que é a prioridade naquele momento. O diálogo fica mais fácil quando o outro percebe que é valorizado. A tendência é que o outro fique agradecido, sinta-se respeitado e aumente a confiança. Cria-se um clima muito propício para a reflexão e a solução dos problemas.

Lembre-se:
As reais prioridades da vida da pessoa estão aonde ela coloca sua atenção. Prestar atenção em algo é escolher este algo ao invés de muitas outras coisas. Desta forma, quem recebe a atenção sente-se valorizado por ser a prioridade real. Cria-se um clima mais propício ao diálogo e ao compartilhar.

Atenção:
Em qualquer grupo onde impera o negativismo há uma sobrecarga mental que gera a intolerância, a impaciência, a crítica destrutiva e a desistência. Seja na família ou em um país, o negativismo gera a supervalorização da imagem, pois esta esconde o que é real e o EU SOU. Neste ambiente o diálogo torna-se muito mais difícil, aumentando os conflitos. Evite, portanto, encher tua mente de pensamentos, quaisquer que sejam. Os que sobrarem que sejam nobres, saudáveis, racionais e construtivos.
Dica de Leitura:
Desocupe sua mente e tenha paz

Para refletir:
“Onde há atenção no outro tende a haver mais troca, mais sensibilidade e mais respeito. Onde há cuidado com o outro tende a ter mais satisfação, mais segurança e mais paz. A atenção, o cuidado e o servir ajudam a aproximar o casal.”
Regis Mesquita
Trecho do livro Nascer Várias Vezes http://www.nascervariasvezes.com/

Uma das belezas de se saber escutar é ter a certeza de que foi criado um clima muito positivo. Este clima será uma oportunidade a mais para que os conflitos sejam resolvidos positivamente e as dúvidas sejam esclarecidas.
Saber escutar é uma tarefa tão nobre e tão importante que é uma qualidade presente em todos os humanos sábios. Não existe sabedoria se não houver a capacidade de escutar. O sábio fala palavras sensatas porque já ficou o bastante em silêncio e escutou muito. Uma das características dos sábios é escutar muito mais do que falar.
E quando o sábio fala, já existe um clima propício para que o outro o escute.
O seu esforço para evoluir espiritualmente deve incluir esta tarefa: aprender a escutar.
Autor: Regis Mesquita
FONTE: Blog Nascer Várias Vezes - http://www.nascervariasvezes.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário