Rieu

21/02/2016

Quem tem luz própria incomoda quem está na escuridão


Sentir orgulho do que somos e sentimos nos faz brilhar com uma luz própria, mas é preciso tomar cuidado com aqueles que querem apagá-la. Vamos ver como conseguir fazer isso.

Ter luz própria é desfrutar de uma boa autoestima e ter orgulho do que somos. Aproveitar fortemente a realidade que nos rodeia e, além disso, saber dar felicidade aos demais.

No final das contas, a vida não é tão complicada se deixarmos de nos apegar aos materialismos, aos egoísmos e evitarmos depender em excesso de outras pessoas. Assim, seremos mais livres e autênticos para que possamos viver em plenitude.


Pois bem… O que entendemos por estar “na escuridão?” Há quem passe a vida toda preso em uma dimensão onde a inveja, o rancor e o ressentimento em relação aos demais demonstram que eles não sabem ser felizes.

E devemos ir com cuidado pois, muitas vezes, estas pessoas podem ir apagando a nossa luz. Hoje iremos refletir sobre isso.

A importância de ter luz própria

Ninguém deve dar a sua luz; nós precisamos aprender a cultivar a nossa, resolvendo estas possíveis questões que a vida nos traz de vez em quando. Para termos luz própria é necessário ter assumido e integrado todos estes aspectos:

Aprender que somos pessoas únicas e autênticas. Tudo que você é e o que você conseguiu ajuda a identificá-lo e deve ser motivo de orgulho.

Os erros ou fracassos do passado não devem ser escondidos e nem ser fonte de vergonha. São experiências vividas que dão riqueza ao nosso ciclo vital. São fatos com os quais aprendemos e crescemos.

Ter luz própria significa também saber cultivar a reciprocidade.Conhecemos a nós mesmos e somos empáticos com os demais, entendemos suas dificuldades e nos alegramos com as suas alegrias, e nunca hesitamos na hora de ajudar, de atender a quem precisa de nós, porque isso faz parte da nossa identidade e nos enriquece.

Assumir todos estes aspectos requer, sem dúvida, tempo e muito equilíbrio interior.Em algumas ocasiões, a vida não nos trata muito bem. O passado de relações familiares traumáticas, parceiros que nos machucaram, ou ter que passar por alguma doença, são situações que criam muita escuridão em nossos corações.

Entretanto, acreditemos ou não, ninguém nasce com luz própria. A luz, a sorte e a felicidade são construídas a cada dia, quando somos conscientes de que merecemos voltar a sorrir e levantar-nos fortalecidos das adversidades que a vida nos apresenta.

Proteger-se das pessoas que vão apagando luzes


Há quem viva apagando luzes através do seu negativismo, da sua habilidade de nos fazer acreditar que não somos capazes ou merecedores de certas coisas na vida.

Se não tivermos uma boa autoestima, acabaremos sofrendo diante deste tipo de ataque, especialmente se eles vêm de pessoas que são importantes para nós.

Tome nota do que devemos fazer para enfrentar estes comportamentos e seguir conservando a luz própria.

Ignorar

É muito possível que estas pessoas que estão “na escuridão” sejam familiares, ou até algum companheiro de trabalho. Em vez de nos irritarmos ou enfrentá-los, o melhor a fazer é ignorá-los.

Entenda que por trás destes comportamentos geralmente está escondida uma baixa autoestima, por isso precisamos compreender as suas limitações e saber que eles não são como nós.

Aceite esse tipo de pessoas como são, aceite a si mesmo, e ignore a situação.

Mantenha-se rodeado de pessoas que também têm luz própria

Fortaleça as suas relações com amigos, parentes e interesses amorosos que tenham os seus mesmos valores e que lhe enriqueçam. A vida é saber aceitar que nem todos somos iguais, por isso o importante é não causar danos uns aos outros.

As pessoas que são importantes para você são as que o fazem feliz, aquelas com quem você aprende a cada dia… elas serão a sua força diante das pessoas que tentam apagar as luzes alheias.

Afaste-se do drama


Você conhece muitas pessoas que são viciadas em um bom drama? São este tipo depersonalidade que cria as suas próprias tempestades e choram quando chove.

As pessoas sem luz gostam de praticar o vitimismo, a manipulação, e aumentar qualquer mínimo detalhe para levá-lo ao seu terreno e iniciar um sem fim de dramas. É algo perigoso e o melhor a fazer é se afastar.

Cultive o seu senso de humor


A vida é felicidade e a felicidade é, antes de qualquer coisa, alegria. Não há arma mais poderosa do que o senso de humor: ele alegra corações e desmonta aquelas pessoas que trazem consigo a escuridão.

Costuma-se dizer que somente as pessoas inteligentes são capazes de aproveitar um bom senso de humor. Assim, aplique-o em seu dia a dia e relativize tensões, ilumine a sua vida com o riso e vença quem quer apagar a sua luz.

Em conclusão, devemos aceitar que nesta vida vamos conhecer e vamos nos rodear de pessoas muito complexas. Não podemos mudá-las nem obrigá-las a ver o mundo da mesma forma como nós o vemos.

Temos que respeitar, aceitar, e cuidar de nós mesmos para evitar que elas nos afetem. Enquanto contarmos com estas pessoas especiais e autênticas do nosso círculo pessoal mais próximo, ninguém será capaz de apagar a nossa luz.

FONTE: MELHOR COM SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário