Rieu

28/01/2016

HORTELÃ: ÓLEO DA DISPOSIÇÃO E DO VERÃO

Imagem: Dollar Photo Club
Planta refresca e ajuda a tratar problemas físicos e emocionais
Estamos em pleno verão e o calor está marcando presença na maior parte do Brasil. E como poderíamos nos refrescar mais nessa época de temperaturas tão elevadas? A resposta para isso tem a ver com uma planta muito usada na Aromaterapia, o hortelã, cujo nome botânico é Mentha. O óleo essencial extraído das folhas de hortelã é fresco, doce e com um aroma mentolado. Além disso, ainda oferece diversos benefícios para a saúde, ajudando a tratar problemas físicos e emocionais. Existem quase 400 espécies da planta, mas neste texto falaremos de três delas: Mentha Piperita, Mentha Arvensis e Mentha Spicata

MENTHA PIPERITA TRATA DORES, PROBLEMAS INTESTINAIS E MOCIONAIS
A Mentha Piperita é a mais comum e seu nome popular é Hortelã Pimenta. Essa geralmente é a espécie que encontramos nos supermercados para comprar. Possui propriedade bactericida, fungicida, antiviral, analgésica, anti-inflamatória, antisséptica, cefálica, carminativa e vermífuga.
Ajuda nos problemas respiratórios, como asma, bronquite, rinite não-alérgica, sinusite, tosse com catarro, resfriados, dores de cabeça. Também é excelente para problemas digestivos e intestinais, constipação, mau hálito, enjoos e cólicas, além de ajudar a diminuir a flatulência (gases). Ainda é indicada para aliviar dores musculares e articulações, pois diminui tensões e contusões.
No emocional, renova as energias mentais, é excelente para vertigens de fundo emocional e muito indicada para pessoas irritadas, intolerantes e impacientes. Ajuda na falta de concentração no trabalho ou estudos, trazendo clareza mental. É um óleo excelente para trazer energia e disposição ao iniciar o dia."Ajuda na falta de concentração no trabalho ou estudos, trazendo clareza mental. É um óleo excelente para trazer energia e disposição ao iniciar o dia."
Quando usado após o almoço, ajuda na digestão e traz mais vigor para continuar até o final do dia. Só evite usá-lo à noite, pois ele é estimulante e pode tirar o sono - a não ser que precise trabalhar ou estudar até tarde.
O óleo vibracional de Mentha é excelente para ajudar com os transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e distúrbio de déficit de atenção (DDA). É um aroma que desperta e traz bom humor.
MENTHA ARVENSIS É RICA EM MENTOL E AJUDA NA RESPIRAÇÃO
A Mentha Arvensis, cujo nome popular é Hortelã do Campo, se diferencia da Piperita, pois possui uma concentração mais elevada de mentol. Sendo assim, ela atua com mais eficácia nos problemas respiratórios. As propriedades são bem parecidas com o outro tipo, tratado acima, tanto no físico (respiração) como no emocional.
MENTHA SPICATA TRATA ESTRESSE E DOENÇAS DE FUNDO EMOCIONAL
A Mentha Spicata, cujo nome popular é Hortelã Verde, também possui propriedades semelhantes aos dois óleos anteriores, a diferença é que tem o aroma mais intenso e forte. Por isso, muitas pessoas preferem estes aos outros."a diferença é que tem o aroma mais intenso e forte. Por isso, muitas pessoas preferem estes aos outros."
Alguns clientes relatam que este tipo de Mentha remete ao cheiro da bala de hortelã, o que causa neles a mesma sensação boa da infância, quando ingeriam o doce, ocasionando, assim, boas memórias e sensações.
Ele é mais eficaz nas funções digestivas de fundo emocional, sintomas ligados ao estresse e ainda ajuda nas cicatrizações de cortes e feridas. Mas vale lembrar que este tipo de óleo essencial é muito forte e, por isso, não precisa de muito para fazer efeito. Por isso, quando usado na pele, deve ser sempre em baixa concentração e diluído em base gel ou creme neutro.
DICAS SEGURAS DE USO
O hortelã pode ser usado de diversas formas, desde que em baixa concentração. Seguem abaixo algumas dicas seguras para você colocar em prática:
Coloque 1 gota do óleo essencial no difusor pessoal. Só isso já faz o efeito necessário no seu dia.
Prepare uma água aromatizada: coloque algumas folhas de hortelã em 1 litro de água mineral gelada ou acrescente gelo. Depois disso, consuma toda a bebida no mesmo dia, pois ela ajuda a refrescar no tempo quente. Se deixar a água guardada na geladeira de um dia para o outro pode ser que ela fique com um gosto meio amargo.
Faça um chá em infusão com algumas folhas de hortelã e tome após o almoço, para ajudar na digestão. Nos dias quentes, a bebida pode ser consumida gelada.
Faça um borrifador com água mineral e algumas folhas de hortelã. Use no corpo para se refrescar.
Se preferir, compre um hidrolato de hortelã pimenta, que já é vendido pronto e pode ser encontrado em casa de produtos naturais.
Faça um suco de abacaxi ou melancia com algumas folhas de hortelã. Além de refrescante, a bebida ainda é diurética.
É indicado levar óleo essencial de Mentha Piperita ou Hortelã Pimenta em viagens de navio, avião ou ainda estradas sinuosas, pois ajudam a diminuir enjoos e tonturas. Basta pingar 1 gota do óleo em um lenço. Só de ficar com ele por perto você já sentirá uma melhora. Quando o óleo essencial de Mentha Piperita é combinado com o óleo essencial de Vetiver pode ajudar a combater a labirintite, principalmente as de fundo emocional.
Aromatizadores de ambientes que contenham na sua fórmula Hortelã Pimenta também são indicados, pois são refrescantes, aromatizam a casa e agem no físico e no emocional, trazendo mais energia e disposição no seu dia.

CONTRAINDICAÇÕES
Evite usar os óleos essenciais de hortelã junto com remédios homeopáticos, pois eles contêm cânfora em sua composição, que anula o efeito do medicamento homeopático. Crianças menores de 7 anos e pessoas que apresentam quadros de epilepsia também precisam evitar o uso.
Na região do rosto o óleo também não é indicado, pois causa irritação e queimação, principalmente na área dos olhos, causando ardência.
IMPORTANTE: em caso de dúvidas, sempre consulte um aromaterapeuta para indicar os melhores óleos para uso e preparar seus produtos de acordo com o seu momento de vida.

SOBRE O AUTOR:SOLANGE LIMA
Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais »
Revista Personare

Nenhum comentário:

Postar um comentário