Rieu

19/01/2016

CACAU: O QUERIDINHO DA VEZ. DESVENDANDO SEUS BENEFÍCIOS


Sabe aquela ideia ultrapassada de que “tudo que faz bem não é gostoso”? A cada dia que passa os nossos super alimentos vêm provando que é possível ser bom para a saúde e também para o paladar.


O cacau é um ótimo exemplo! Tão amado pelo seu sabor marcante e inconfundível, ele pode trazer benefícios que vão desde a melhora no humor até a proteção do sistema cardiovascular.

É um alimento que contém mais de 700 compostos conhecidos e, em particular, os antioxidantes, que são produzidos pela planta para evitar a destruição das suas próprias células, que pode ser causada pela exposição à luz, ao calor, ar, umidade e o tempo. Nos humanos, esses antioxidantes são capazes de combater as chamadas espécies reativas de oxigênio (conhecidas como radicais livres), que são capazes de levar a um envelhecimento celular precoce e diversas doenças. Os principais antioxidantes presentes no cacau são os polifenóis, os quais também são encontrados em alimentos como vinho e chá vermelho, e vêm sendo investigados pelos seus benefícios à saúde do coração.

Os polifenóis podem proteger o coração de duas formas: redução do colesterol LDL, mais conhecido como mau colesterol, que vem sendo associado ao maior risco de ataques cardíacos. Outra forma é impedindo a aglomeração de plaquetas, reduzindo risco de aterosclerose. Estudos mostram que o consumo crônico de cacau em pequenas quantidades também pode ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a função global de veias e artérias.

O consumo de cacau também está associado à melhora no humor, já que estimula a produção de substâncias relacionadas ao bem estar, como a serotonina e a dopamina. Por este motivo, auxilia as mulheres na melhora de um dos sintomas mais conhecidos da TPM: o mau humor.

As metilxantinas (cafeína e teobromina) também são substâncias presentes nesse alimento. A quantidade de cafeína presente no cacau é inferior ao café e a teobromina apresenta-se em maior quantidade, sendo que esta possui efeito estimulante inferior ao da cafeína. Essas duas substâncias estimulam o sistema nervoso central, sistema cardiovascular, além do potencial efeito diurético.

Outros estudos mostraram a associação do consumo do chocolate amargo com a redução nos fatores de risco para o diabetes e resistência à insulina (hormônio responsável por enviar glicose para dentro das células).

Importante lembrar que chocolates com maior teor de cacau e o cacau em pó são os mais recomendados, pois além de possuírem mais compostos antioxidantes, são pobres em açúcares e gorduras, favorecendo assim os benefícios proporcionados pelo consumo desse alimento tão poderoso.

Fonte: Nutricionista Priscila Teles

Nenhum comentário:

Postar um comentário