Rieu

21/11/2015

FENG SHUI PARA AMBIENTES PEQUENOS

Imagem: Eduarda Corrêa Arquitetura

Dicas ajudam a decorar locais com pouco espaço
 O Feng Shui é uma terapia de ambientes que se aplica a locais de qualquer tamanho, inclusive aos espaços pequenos. Para isso, é preciso levar em conta primeiramente algumas dicas globais que contribuem para o equilíbrio da energia interna e favorecem cada parte do seu imóvel, considerando a fluidez e a harmonia na disposição de móveis, objetos de decoração, cores e iluminação.
Se você vive em uma casa ou apartamento pequeno, ou deseja harmonizar um lugar com pouco espaço, para um primeiro momento é conveniente usar cores claras. Elas evitam deixar o ambiente pesado ou achatado, proporcionando mais claridade e, juntamente com uma boa iluminação, ampliando o espaço. Procure usar o mesmo piso no máximo de cômodos possível, assim dá sensação de continuidade. Espaços pintados no mesmo tom, com cores mais claras e calmas, podem enganar os olhos, ao dar continuidade visual do chão até o teto, transmitindo a sensação de aumento de espaço."Espaços pintados no mesmo tom, com cores mais claras e calmas, podem enganar os olhos, ao dar continuidade visual do chão até o teto, transmitindo a sensação de aumento de espaço."
Ainda dentro das observações globais, evite usar muitos móveis e objetos de decoração misturados e próximos um do outro. Além de deixar o ambiente carregado, isso impede que o fluxo da energia Qi circule de maneira fácil e mais favorável, evitando estagnação de energias que influenciam negativamente e refletindo em formas de pensamento e ações que precisam ser tomadas no cotidiano.
Essas são estratégias que em todos os casos são indicadas para adequar seu espaço com as condições ideais de circulação dentro desse ambiente, seja de pessoas que moram nele, seja da manutenção e fluidez da energia que trafega no local.
Porém, temos mais a acrescentar com técnicas de Feng Shui que podem contribuir para dar a sensação de aumentar cada parte do ambiente, de maneira fácil e que não compromete condições particulares das características energéticas individuais. Portanto, as dicas poderão ser aplicadas por todos.
O mais importante que vamos considerar agora será estabelecer e determinar ambientes, informando quais móveis, decoração e cores são ideais para cada cômodo do local.
QUARTOS PEQUENOS: CORTINAS E ESPELHOS AUMENTAM AMBIENTES
No quarto, por exemplo, não é indicado usar cores fortes e nem material de trabalho no ambiente, como computadores e pastas de arquivo. A suavidade dos elementos de decoração aparentes e as cores claras já informam que o quarto está apropriado e se separa dos outros cômodos da casa, mesmo que não tenha divisórias de um cômodo para outro, como em um loft, por exemplo.
Cortinas que vão do teto ao chão aumentam a parede, e o uso de espelhos pode ampliar o local. Porém, é preciso cuidado com o lugar que colocar este objeto, pois não é aconselhável que ele reflita pontas e quinas de móveis ou paredes, que podem funcionar como uma flecha incidindo uma energia agressiva, trazendo a percepção de algo projetando violência no ambiente e, com o tempo, a sensação de incômodo aos moradores. Os espelhos ainda não devem estar em frente ao banheiro ou próximo à cama, refletindo a pessoa enquanto dorme, pois evita que ela veja seu próprio reflexo no espelho e acabe se assustando.

SALA PODE TER UMA PAREDE DE COR DIFERENTE
Na sala, é interessante destacar uma parede com uma cor diferente - o que permite que você use sua criatividade e delimite o espaço social da casa, além de colocar enfeites, quadros ou fotos de sua preferência.
É indicado que o sofá fique encostado em uma parede e não de costas para a porta de entrada. Quando o colocamos posicionado de frente para a entrada dá uma sensação de acolhimento e hospitalidade, além de deixar livre a circulação e a entrada do Qi, fundamental para alimentar energeticamente todo o local de maneira ativa.
OPTE POR FORMAS ARREDONDAS NA COZINHA
A cozinha deve ser um espaço acolhedor e arrumado, pois a organização dá impressão de um lugar mais amplo. Neste cômodo, assim como em todos os outros, opte por móveis com formas fluidas e arredondadas, principalmente nos cantos das mesas, que podem machucar se houver quinas muito salientes em um espaço que é reduzido.
Outra dica bacana são os itens funcionais: em espaços pequenos, o menos tem que ser mais! Como isso não é fácil, opte por objetos e móveis com mais de uma função.
Um ambiente bem distribuído e organizado, mesmo que seja pequeno, pode promover mais consciência de si e do que está tentando fazer, facilitando o foco em tudo que deseja empreender. A casa é um ótimo treino para levar isso adiante na vida
SOBRE O AUTOR: ADRIANA DI LIMA
Professora e Consultora de Feng Shui e Astrologia Chinesa, agrega a Medicina e a Sabedoria Oriental Chinesa em atendimentos. 
contato: adrianadilima@gmail.com
REVISTA PERSONARE



Nenhum comentário:

Postar um comentário