Rieu

09/06/2015

10 surpreendentes benefícios do azeite de oliva extra virgem

O azeite de oliva extra virgem é um produto muito utilizado na gastronomia por seu suave sabor e pelas múltiplas propriedades que ele tem para a saúde. Esse produto foi fonte de investigação durante muitos anos e atualmente lhe atribuem muitos benefícios, tanto para a saúde como para a beleza.

Esse tipo de azeite contém quantidades importantes de gorduras monoinsaturadas e ácido oleico, os que se relacionam com uma redução do risco de doença coronariana. Além disso, ele contém antioxidantes e outros nutrientes anti-inflamatórios que podem reduzir os níveis de colesterol ruim, combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce.

Ainda não incluiu azeite de oliva na sua dieta? Contamos para você 10 importantes benefícios do azeite de oliva extra virgem para que você comece a consumi-lo com mais frequência na sua dieta.

Pode ajudar a perder peso

O azeite de oliva extra virgem pode ser de grande ajuda para as pessoas que desejam baixar de peso. Isso se deve a que ele contribui com uma sensação de saciedade e contém gorduras saudáveis que podem estimular a perda de peso. Nesse caso, é recomendado consumi-lo com moderação, já que pode ter um efeito laxante no organismo.

Alivia os dores


Por seus conteúdos de oleocanthal, o azeite de oliva tem uma ação anti-inflamatória que pode ajudar a reduzir dores associadas com as articulações e os músculos. Várias investigações concluíram que as pessoas que consomem regularmente o azeite de oliva adoecem menos do que aquelas que não o consomem.

Pode prevenir a deterioração mental

Por seus altos conteúdos de gorduras saudáveis monoinsaturadas, o azeite de oliva pode atrasar ou impedir a deterioração mental, o que está vinculado com doenças mentais, como o Alzheimer.

Tem propriedades anticancerígenas

Um recente estudo determinou que as pessoas que consomem azeite de oliva frequentemente na sua dieta têm menos incidência de sofrer de câncer. Esse importante efeito poderia estar relacionado com seu alto conteúdo de ácido oleico, que é o ácido gorduroso predominante nesse alimento. Além disso, o azeite de oliva contém antioxidantes, flavonoides, polifenóis e esqualeno, os que também seriam chave nesse benefício.

Aliado contra a diabete

Em um estudo publicado pela revista científica Diabetes Care, foi revelado que qualquer dieta mediterrânea à base de azeite de oliva é capaz de reduzir os casos de diabete tipo II em até 50%. Isso se deve a que o azeite de oliva contém gorduras saudáveis que poderiam ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e a produção de insulina.

Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico é muito importante para a saúde, já que é o responsável por atuar contra os vírus, bactérias e outros micro-organismos que podem provocar doenças comuns e crônicas. O azeite de oliva é rico em antioxidantes e outros nutrientes essenciais que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico e oferecer proteção contra as doenças.

Diminui a pressão arterial

Só três colheradas diárias de azeite de oliva podem ajudar a diminuir os níveis altos de pressão arterial. Segundo vários estudos, as gorduras saudáveis do azeite de oliva poderiam ajudar a reduzir a pressão arterial diastólica e sistólica.

Controla o colesterol

O azeite de oliva também é um bom aliado para regular o colesterol e eliminar os excessos de colesterol ruim no organismo. As gorduras monoinsaturadas aumentam os níveis do bom colesterol e estimulam a eliminação do mau colesterol, prevenindo ao mesmo tempo problemas cardiovasculares.

Diminui o frizz do cabelo

As gorduras saudáveis e nutrientes do azeite de oliva também podem ser aproveitados para beneficiar a beleza do cabelo. Nesse caso, você pode utilizar azeite de oliva extra virgem para diminuir o frizz (encrespamento) e conseguir esse penteado que você tanto almeja. Esqueça os géis e outros produtos químicos daninhos; o azeite de oliva é uma opção saudável que vai ajudar você a eliminar o encrespado, a regenerar o cabelo e a conseguir um brilho único.

Umedece a pele naturalmente

Um dos melhores hidratantes naturais para a pele é o azeite de oliva. Embora no mercado existam muitos cremes hidratantes para usar todos os dias, o azeite de oliva é uma excelente alternativa que permite a você umedecer profundamente a pele, suavizá-la, prevenir os signos do envelhecimento precoce e protegê-lo dos danos ocasionados pelo sol.

Fonte: Melhor com saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário