Rieu

10/03/2015

A Fábula Dos Três Porquinhos E O Estudo Do Espiritismo

A FÁBULA DOS TRÊS PORQUINHOS
E O ESTUDO DO ESPIRITISMO

Alexandre Fontes da Fonseca (*)
Campinas, SP
Brasil
A fábula conhecida pelo nome "A História dos Três Porquinhos" foi divulgada por Joseph Jacobs em 1853 (1). Ela conta a estória de três porquinhos chamados Prático, Heitor e Cícero que decidiram sair da casa da mãe e construir suas próprias casas. A fábula também descreve um lobo que desejava comê-los. Cícero, considerado o mais preguiçoso, construiu sua casa com palha e lama; Heitor construiu sua casa de madeira, mas sem pregos; e Prático construiu uma casa de tijolos e cimento, bem mais segura do que as casas dos seus irmãos. Como sua casa demorava mais tempo para ser construída, Prático via seus irmãos brincarem e se divertirem enquanto ele se esforçava no trabalho de construção de sua casa.
Quando o lobo veio atrás deles, primeiro foi até a casa de Cícero e com um sopro forte, derrubou sua casa. Enquanto Cícero corria, o lobo foi até a casa de Heitor e, novamente, com um sopro forte, derrubou sua casa. Heitor e Cícero correram para a casa de Prático que, por ser de alvenaria, não foi derrubada pelo sopro do lobo. Conta a fábula, que o lobo ainda tentou entrar pela chaminé, porém Prático deixou a lareira acesa e um caldeirão com água fervente. O lobo então, desistiu de pegar os três porquinhos.
A moral dessa história pode ser resumida assim: o esforço no trabalho bem feito e a busca pelo aprimoramento são recompensados com a segurança, a felicidade e a preservação da vida. Nossa intenção aqui é comparar essa ideia com a postura de nós espíritas perante o estudo da Doutrina Espírita. Diante das provações que a vida apresenta, qual o nosso preparo para reagir com segurança perante elas?
O Espiritismo é uma doutrina cristã que levanta o véu sobre a existência e sobrevivência da alma, a comunicação com os ‘mortos’ e, com base em fatos e na luz da razão, esclarece a mensagem de Jesus. É, assim, um forte auxiliar para o avanço moral da Humanidade (2). Para que o Espiritismo promova o avanço da Humanidade, é necessário estudá-lo profundamente. ... (...)
Leia o texto completo in


Portal A ERA DO ESPÍRITOhttp://www.aeradoespirito.net/

Planeta ELIO'S (Temas Espíritas)http://emollo.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário