Rieu

24/02/2015

Óleo de Canola é realmente mais saudável?

Saiba tudo sobre o composto polêmico


Nós já sabemos que consumir alimentos fritos não é a melhor opção para quem está procurando manter uma dieta balanceada e saudável. Porém, quando bate aquela vontade de comer fritura, ou mesmo para realizar as preparações do dia a dia muita gente acaba optando pelo óleo de canola. Mas afinal, esse tipo de óleo é realmente mais saudável?

Para responder essa perguntinha, vamos primeiro entender de onde vem o nome "canola". Ele foi criado pela indústria canadense, que modificou a colza (planta parente da mostarda) para retirar sua toxicidade. Ou seja, o óleo de canola significa "canadian oil low acid", que em tradução livre quer dizer óleo canadense de baixa acidez.

De fato, não é mentira que o óleo contém menosgordura saturada, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares, e ômega 3 e 6 - que ajudam a proteger o coração e melhorar a memória.

O problema é que esse composto que compete diretamente com o milho, o girassol e a soja, pode ser cancerígeno. Isso mesmo, você não leu errado!

Muitos acreditam estar consumindo um produto saudável, porém o ponto de fumaça da canola é muito baixo, ou seja, queima mais rápido que os outros. O cheirinho 'fresco' também é artificial, então fique atenta! Se você está procurando consumir as propriedades benéficas do óleo, nada de aquecê-lo.

Para substituir a canola no caso de frituras, o ideal mesmo é usar o famoso óleo de soja, que possui maior resistência ao calor. Já para refogar, é recomendado os óleos de milho ou girassol.

O número de calorias do óleo de canola é praticamente o mesmo comparado aos outros tipos, variando apenas em nutrientes específicos como ômega-3 ou vitamina E.

É sempre bom lembrar que a qualidade dos óleos de uma dieta, seja ela qual for, é um dos mais importantes e determinantes fatores para a saúde.

Por Thamirys Teixeira
Fonte> Boletim Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário