Rieu

13/01/2015

Sobre Os Sete Raios (uma pequena abordagem)

 

Os orientais estudam o pensamento do homem sob vários aspectos e nós, os ocidentais, também o fazemos, embora de maneira menos ampla, intensa, ainda, mas estamos caminhando, porque todos os dias, tudo e todos evoluimos.
Filosofia, religião, ética, metafísica, psicologia... e por que não a Magia-Luz? Em especial, a Magia-Luz trouxe para auxiliá-la, todas estas ciências, todos os recursos que nos permitirão muitas abordagens, respostas para todos os questionamentos, enfim, muitos desdobramentos que nos levarão ao autoconhecimento, única forma de crescermos e amadurecermos interiormente.
O comportamento humano se baseia no estudo dos sete raios que são os sete tipos psicológicos, as sete energias provindas de uma única energia, absoluta, não número, silenciosa, Universal que se prolonga, que se subdivide. Compreendendo o valor, o significado dos sete raios, estaremos compreendendo o macro e o microcosmo.
Os Sete dias da semana, os sete sinos da felicidade, as sete notas musicais, os sete chákras principais, os sete sábios da Grécia, a luz ao passar por um prisma se desfaz em sete cores... Há uma sentença árabe que diz: "Sete é o número chave do teu destino". No tarot, Sete: a chave dos mundos, o carro. As sete almas do Faraó, diziam, acreditavam os Egípcios.
Os pitagóricos consideravam o sete como um composto dos números 3 mais 4, sendo o primeiro a própria Divindade manifestada, e o segundo , a raiz de todos os números, a manifestação primeira no mundo físico. Triângulo: divindade; quadrado: a personalidade integrada (divino-humano). O triângulo e o quadrado: daí tudo se origina. A soma dos dois, o homem, a humanidade.
Sob o ponto de vista esotérico (palavra que vem do grego: oculto, escondido, interno) os raios têm a ver diretamente com o processo do carma, do nascimento. Um raio de esperança! Um raio de sol! Um Raio de luar! "Tomara que um raio caia e destrua tudo!" Dizemos isso quando estamos zangados. Na verdade, o raio é o dia-a-dia do homem, é o roteiro da nossa vida. Cada planeta tem seus raios para sustentá-lo, alimentá-lo, orientá-lo e aos seus habitantes. Assim, com a Terra não seria diferente. Segundo a compreensão ocidental, o estudo baseado nos sete raios podem trazer benefícios individuais e coletivos. Vejamos:
I - Maior conhecimento de nós mesmos, de nossas tendências e pré-disposições;
II - Conhecer melhor e melhor conviver com o próximo;
III - Resolver nossos problemas e superar nossos limites, nossas dificuldades;
IV - Reconhecer nossa capacidade e as atividades que poderemos desenvolver com sucesso;
V - Analisar os problemas alheios com uma visão mais ampla, mais abrangente;
VI - Intuir, Escolher um método melhor para nossa meditação;
VII - Aceitar, entender, sentir as outras formas de vida (animal, vegetal, mineral, sob uma nova ótica).
Cada raio tem sua natureza, sua essência e a energia que o impulsiona. Assim, cada um tem seu nome:
I - Vontade, Poder;
II - Amor, Sabedoria;
III - Inteligência abstrata ou Ativa;
IV - Harmonia por oposição;
V - Inteligência Concreta;
VI - Devoção, Idealismo;
VII - Magia Cerimonial.
Estes raios são como os sete raios de um sol e todos são igualmente importantes. Há ainda os Raios e Seus Mestres, mas esta é outra abordagem. Apesar disso, por ser mago, não poderia deixar de fazer uma pequena referência.

Raios:
Azul (fé em Deus, espiritualidade) - "A tua vontade, jamais a minha"
Branco (raio do equilíbrio, detentor do fogo sagrado) - "Eu sou o guardião"
Violeta (sétimo raio, confiado a Saint German; tem o dom das profecias e da realização de milagres.)
Verde (quinto raio, da cura) - Seu mestre: Hilarion.
Rubi (sexto raio) - Confiado à Mestra Nada e ao Mestre Jesus
Amarelo dourado (Mestre Lanto, a sabedoria, o conhecimento.)
Rosa (o raio do amor) - Mestra Rovena e Mestre Paulo Veneziano

O Mestre do raio azul é o Chefe da Grande Fraternidade Branca. O Senhor do sétimo raio é considerado o Senhor e o facilitador da Nova Era, especialmente para nós, os ocidentais. Ele vive mais na Transilvânia, na Romênia e é o patrocinador, o maior protetor dos Estados Unidos da América. O Mestre do primeiro raio vive na Índia e se chama El Morya. O Mestre Lanto, o Senhor do segundo raio, vive também nos Estados Unidos e tem por princípio: "Tornai-vos sábios com tudo que adquiris". Proteje o ensino superior e, para os tradicionalistas orientais, é o facilitador da Nova Era. É a Mente Prática para os ocidentais, a iluminação. O Senhor e a Senhora do sexto raio vivem especialmente na Arábia Saudita, tentando minimizar os conflitos, as injustiças... Eles têm os dons de falar e interpretar todos os idiomas e linguagens. Seu princípio: "Nenhum servo é maior que o seu Senhor". O Mestre e a Mestra do raio rosa, do amor, ensinam a amar o próximo sem limites, a gostar de qualquer trabalho, a perdoar sempre. Por serem os Mestres do raio do amor, advogam as almas e protegem as chamas, as luzes gêmeas. Ainda sobre o sétimo raio: ele tem a missão de promover a transmutação Mundial.
Voltando à visão ocidental um tanto apoiada e misturada à tibetana, apresento-lhes as relações de convivência entre os raios: primeiro e sétimo. Segundo e sexto. Terceiro e quinto. O Quarto raio é de difícil convivência por ser harmônico por oposição, isto é, busca a harmonia questionando, lutando... É um artista, um poeta, às vezes boêmio, mas quando se apaixona, se deixa levar, ou ficar, mas sempre tem seu próprio mundo. Os raios pares são cálidos, femininos, enquanto os ímpares, são frios, racionais, masculinos.
Há várias formas de estudar o comportamento humano: há quem tome por base as deusas (12); outros preferem os signos, também 12. Outros ainda, os planetas, e assim por diante. Inclusive sobre os sete raios, há outras correntes, outras visões, portanto. Sempre todos acordam em que são energias provindas de uma energia única, oculta, Universal. Felizmente há muitos estudos sobre este assunto e muitos estudiosos, o que é profundamente enriquecedor.
Sendo meu texto apenas uma pequena abordagem, deixo-lhes um resumo muito mais ocidental que oriental das qualidades e defeitos dos raios:
Primeiro - vontade firme, inflexibilidade, não se deixam levar pela compaixão, decisões rápidas, líderes natos, carismáticos, sentem-se bem no poder, nem sempre têm muitos escrúpulos, força, coragem... Muitas vezes as pessoas do primeiro raio se fortalecem na tragédia dos outros, nas urgências das pessoas...
Segundo - amor, generosidade, sabedoria, compreensão, diplomáticos. Precisam, as pessoas deste raio, de alguém para apoiá-las, extimulá-las. São excelentes professores, diretores de escola, assistentes sociais, são amáveis.
Terceiro - As pessoas deste raio são muito inteligentes (grandes filósofos, matemáticos, imaginação privilegiada, amam o trabalho, são teóricos demais), mas pouco práticas; se por um lado procuram as verdades universais, por outro lado, se esquecem de tomar banho, abotoar a roupa... sua força está no pensamento.
Quarto - os que pertencem a este raio possuem grande capacidade criativa, artística. Procurar a beleza e a harmonia é vital. Amam a cor, acham que não são compreendidos, vivem mortos de paixão, não querem pensar no futuro, são comodistas...
Antes de seguir, quero ressaltar a diferença de enfoques. Para os orientais, este raio é o raio branco, o raio do equilíbrio que bem se enquadraria ao signo de libra. Mas, nesta viagem, por estar mais no ocidente, sigamos por ele.
Quinto - indivíduos lógicos, frios. Como juízes, são implacáveis. São ótimos engenheiros. Metódicos, estudiosos, práticos, de uma inteligência concreta, super ativa, orgulhosos, irreverentes...
Sexto - pessoas imaginativas, imaginam situações, pessoas, coisas... seus sentimentos são profundos e quase sempre deixam que eles os dominem. Têm mitomania; amam e odeiam! São unilaterais. Sua visão é estreita. São idealistas, fanáticos e seu grande defeito é não querer ver os defeitos nos amigos, nem as virtudes nos inimigos. São capazes de dar a vida por seus ideais. Geralmente são ótimos oradores religiosos, poetas emotivos e que emocionam.
Sétimo - Os que pertencem a este raio são pessoas que dão importância aos brasões, aos detalhes; são requintadas; gostam de festas solenes; são formais, organizados; vivem presos aos hábitos e ao relógio. Enfermeiros, arqueólogos, secretários, administradores, eis algumas das profissões que desempenham brilhantemente.

Há correntes orientais que afirmam termos dois tipos de carma: o carma por omissão e o carma por ação. Há, porém, segmentos mais abrangentes que dizem termos o carma total, de todas as existências, o carma da atual vida e o carma instantâneo, aquele imediato, isto é, faz agora, paga no mesmo momento. Assim, podemos ter a influência de mais de um raio, sendo necessário todo cuidado ao estudarmos os comportamentos, tendências, etc.
Antes de concluir, é necessário dizer que, para os orientais, tudo e todos têm alma; em razão disto, sua visão em relação às coisas, às pessoas, aos seus problemas e comportamentos, não poderia deixar de ser bastante diferente. \
Com estas pequenas noções, procurem saber de sua personalidade da forma que a intuição lhes indicar porque todas as formas de estudo possuem seu valor, sua significação diante do mundo, do Universo. Saibam ainda que, assim como existe um anjo para cada dia da semana, do mês, há também uma deusa, uma fada, um raio...
Protejam-nos os Sete Anjos, as Sete Ondas, as Sete Estrelas, os Sete Raios para que, algum dia, possamos todos ficar em algum céu e passear pelos "Sete Céus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário