Rieu

11/01/2015

Sabedoria Da Vida

Um certo garoto, que como eu, gostava de analisar as diversas facetas do que a vida nos proporciona, um certo Gorki, disse certa vez que : A sabedoria da vida é sempre mais profunda e ampla do que a sabedoria dos homens. Sábias palavras... 

Se soubermos aproveitar e interpretar as lições que a vida nos oferece, se soubermos que fontes de conhecimento buscar, se tivermos a capacidade de saber separar o joio do trigo, conseguiremos formar um cabedal de conhecimentos que nenhuma escola, nenhuma faculdade é capaz de nos transmitir. 

Com isso, não estou dizendo que devemos fugir dos bancos escolares e ir para debaixo de uma árvore meditar (se for uma jaqueira, mais cuidado ainda...). Temos que aprender com os professores o que eles tem para nos ensinar. Temos que aprender com os mais experientes, para captar o que eles têm para nos passar. Temos, enfim, que buscar conhecimentos nas fontes que tivermos à mão, para podermos, aí sim, usar nosso tirocínio, fazer a média, e ver bem que caminho seguir. 

Devemos sempre aproveitar a experiência daqueles que já passaram pela vida. Por menos que seja, sempre alguém tem algo para nos transmitir, e esse algo não pode, e não deve ser desprezado. Deve, sim, ser bem analisado, mesmo e principalmente se for um erro grosseiro, pois ao vermos o que outros fizeram de errado, claro é que devemos evitar esse caminho. 

Enfim, Gorki sabia o que dizia. A sabedoria da vida, está em saber aproveitar a sabedoria dos homens. Não devemos seguir cegamente os ensinamentos que recebemos, já que, sendo transmitidos por pessoas, é passível de erros. Devemos, isto sim, aproveitar os ensinamentos recebidos em benefício de nossa vida. Eis aí o verdadeiro conceito de sabedoria, na minha opinião. Se estiver certo, ou não, depende do julgamento pessoal de cada um, o aproveitamento ou não do que foi dito. 


Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário