Rieu

13/12/2014

Como Exercitar A Força De Vontade

Dicas ajudam a concretizar desejos e metas em diferentes áreas da vida

Por que fazemos coisas que não queremos, tipo comer demais? Por que não fazemos coisas que deveríamos fazer, tipo tirar aquele plano do papel e jogar no mundo? Por que fazemos algumas coisas e deixamos de fazer outras? O que nos motiva hoje pode não mais ter efeito amanhã e todos nós conhecemos as nossas famosas resoluções de ano novo que nunca ultrapassam o dia 15 de janeiro. Nesse caso, a força de vontade para querer algo, evitar coisas, situações e pessoas, e fazer o que precisa ser feito na hora certa é um componente importante para responder as perguntas iniciais.
Este tema sempre me fascinou e para mim é muito claro que a medida da força de vontade está nos momentos difíceis. Muitos dos fracassos temporários (o fracasso é sempre uma ilusão e sempre temporário) que meus amigos terapeutas e empreendedores tiveram - ou que eu mesmo tive - foram por falta da força de vontade suficiente para manter a disciplina e o foco, fazer o que precisava ser feito ou não fazer o que não devia ser feito. Mas nunca por falta de técnicas ou métodos para fazer o que eu queria.
Um pensamento lógico que vem à mente quando se trata deste assunto é: já que eu preciso de força de vontade para fazer as coisas que quero e evitar fazer o que não quero, então eu deveria ser um "expert" em força de vontade, ou seja, ser capaz de reunir esta força imaterial para "botar para fazer" a qualquer momento que eu quiser ou necessitar. Mas como reunir esta força, não perdê-la ou aplicá-la no momento certo? A resposta para estas perguntas pode estar na diferença entre uma vida de sacrifícios e decepções consigo mesmo, contra uma vida de sucessos e alegrias pessoais. Pouca gente sabe disso e entre estes poucos, menos ainda são os que usam este conhecimento importante, mas a vontade é como um músculo!" Pouca gente sabe disso e entre estes poucos, menos ainda são os que usam este conhecimento importante, mas a vontade é como um músculo!"
Assim, como qualquer músculo, se usada, cresce e fica forte, capaz de fazer feitos impensáveis poucos meses ou dias atrás. Se não usada, atrofia, fica fraca, feia e não presta para nada, não serve a nenhum propósito, e quando você realmente necessita, ela não pode lhe auxiliar e você precisa pedir ajuda para uma ou mais pessoas que trabalharam os seus músculos anteriormente.
FORÇA DE VONTADE DEVE SER EXERCITADA PARA EXISTIR
Dadas as explicações e metáforas filosóficas, vamos à pratica. Como é que eu faço, então, para finalizar a semana com o sentimento de dever cumprido? Como é que eu retomo minhas resoluções de ano novo e termino 2014 com força de vontade renovada e já começo 2015 no gás total? Isso pode ser muito mais simples do que você imagina.
Assim como qualquer músculo, a força de vontade não faz diferença se o que você está fazendo é força necessária ou força de treino. Ou seja, quando levantamos um peso, nosso músculo não sabe diferenciar se aquilo é uma caixa de livros que eu preciso colocar nos armários ou um peso de academia. Ele simplesmente o levanta e fica mais forte. Amanhã, pegamos um peso um pouco maior, então o músculo cresce um pouco mais. Depois de amanhã, mais um pouco. No final de dois anos, você pode ser o Arnold Schwarzenegger.
Assim é com a sua força de vontade. Se você sente que está fraquinho neste quesito, comece com coisas do tipo contar até 100. Simples, fácil. E sua força de vontade vai ficar um pouco mais forte. Quando terminar, coloque para si mesmo uma coisa simples de fazer durante aquele dia, como por exemplo: dizer bom dia a todas as pessoas do escritório. Quando chegar ao trabalho, não sossegue até terminar de falar com todos, do porteiro ao chefe, passando pela colega chata e pelo colega rabugento que você evita. Pronto, acabou de crescer mais um pouco a sua força de vontade.
Outra meta divertida que você pode se colocar: subir e descer três vezes as escadas do primeiro andar. Coisas assim o farão dar risada. Chame alguns amigos e faça um jogo com o intuito de aumentar, juntos, a força de vontade. Escolham uma palavra ou frase para dizer todas as vezes que se encontrarem, tipo a famosa citação de Guerra nas Estrelas: "Que a força esteja com você!".
Essas atitudes são como pequenos pesos com os quais você vai aumentando a sua força de vontade. Não comece logo querendo levantar 150 kg, aí está a chave do fracasso e da decepção que gera culpa e mais fracasso. Não é assim que acontece com as dietas loucas, ou com as decisões de virar a vida 180 graus e que nunca dão em nada? Comece com 2 kg de peso livre, simbolizados pelas brincadeiras acima. Depois, vá aumentando o peso: "hoje eu não tomarei refrigerante. Só hoje". É um exercício, uma brincadeira, divirta-se. Amanhã tome seu refrigerante ou exercite-se mais, com metas do tipo: "passarei agora dois dias sem tomar refrigerante". E vá crescendo. Entendeu a ideia? Então, mãos à obra! Depois, compartilhe sua experiência para inspirar os outros e a si mesmo também. Que a força de vontade esteja com você!
SOBRE O AUTOR: ALLAN LOPES
Geobiólogo, autor do projeto Geosounds - Melodias para a Terra, fundador da empresa casa Saudável e presidente do 
Instituto Brasileiro de Geobiologia.
contato: allanlopes@allanlopes.com.br
Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário