Rieu

15/11/2014

Palavras com Sentimento

Saudações,
Diz-nos o filósofo francês, Jean Jacques Rosseau (1712-1778), em seu "Ensaio sobre a origem das línguas".
"Não é a fome ou a sede, mas o amor ou o ódio, a piedade, a cólera, que aos primeiros homens lhe arrancaram as primeiras vozes... Eis por que as primeiras línguas foram cantantes e apaixonadas antes de serem simples e metódicas".
Vemos aí a relação das palavras com os sentimentos. Esta relação fica bem marcada quando utilizada com o sentido sagrado. Nas orações, nos rituais, quanto mais apaixonadas são pronunciadas as palavras, mas profundamente promovem o encantamento do mundo, levando a quem as expressa ao encontro com o Divino. As palavras sagradas nos levam a mergulhar na sacralidade, arrastando-nos para seu interior pela força de seu sentido, de sua beleza, de seu apelo afetivo. É uma palavra que encanta a nós e ao mundo que nos cerca, transformando a ambos.
A palavra como instrumento do poder sagrado, pode ser encontrada nas mais diversas religiões. Aqui no ocidente, por exemplo, temos a Bíblia, onde na abertura encontramos a força criadora da palavra na frase: E Deus disse: faça-se!, e assim o mundo foi feito.
Por ele ter dito, foi feito. A palavra aí demonstrada como força divina e criadora.
No nosso dia a dia, podemos perceber que as palavras ditas pelo outro nos atingem seja de forma agradável ou não.
O efeito que ela produzirá em nós, dependerá de nossa capacidade de absorvê-la, compreende-la e manter ou não aquela sintonia.
Um exemplo: o chefe do seu setor reclama com você. As palavras ditas vêm com uma carga de energia muito negativa. Se você responder no mesmo tom, completará este circuito, se sintonizando com esta carga de energia negativa. Mantendo-se em equilíbrio e calado, este circuito não será completado, sendo assim, a carga negativa se manterá em sua origem, produzindo assim posteriormente, uma espécie de curto circuito.
Podemos perceber que sempre quando nos mantemos serenos diante destas situações, a pessoa que disse as palavras ofensivas, se sente mal, geralmente logo após o gesto, pede desculpas ou por conta de motivos dos mais diversos, prefere guardar consigo o mal estar (o curto circuito) que é produzido.
Temos de ter sempre em mente que a palavra tem o poder tanto de construir como de destruir, de revelar e esconder, de expressar o bem e o mal. Todos nós temos a capacidade da fala, utiliza-la da melhor maneira para benefício de si mesmo e do outro, cabe a cada um optar.
Já diziam ter a palavra poder e tem e muito.
Só para registro e reflexão.
Fecha o pano.

E visite quando puder meu site para ver outros textos meus, cadastrar nomes para recebimento gratuito de reiki todas as manhãs, ver e ouvir belos áudios musicais e mais em http://ofernandomartins.com

Paz e Luz

Fernando Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário