Rieu

23/07/2014

Entendendo O Termo Paganismo

Sempre quando quisermos entender o que uma palavra significa, é importante primeiramente vermos a etimologia, ou seja, a origem do termo. Partiremos em nossa jornada de estudos do termo pagão. A origem etimológica do termo é o latim, paganus, que significa o camponês, o morador das aldeias, do latim pagus. Ou seja, o termo na origem designava tão simplesmente os aldeãos. Com a morte de Jesus e o crescimento do Cristianismo, começou a perseguição aos cristãos que levou cerca de 300 anos, até surgir o imperador Constantino que dizendo abraçar a religião cristã, resolveu institucionalizá-la e no Edito de Milão de 313 d.C e posteriormente, conclamando a união dos cristãos no Concílio de Nicéia em 325 d.C . Mas logo se deu conta ser impossível todo o Império tornar-se cristão, resolveu então “cristianizar” as crenças anteriores e foi neste período, que o termo começou a ter a conotação “de tudo que não é cristão”.

Afinal, nos locais mais afastadas, nas aldeias, nos povoados, as práticas religiosas antigas continuaram, daí os camponeses, ou seja, os paganus, eram citados como pessoas que não tinham a fé cristã. Mas o termo tornou-se de forma pejorativa e classificatória digamos, oficialmente de pessoas não “dignas”, tempos depois, na sequência de Concílios que foram sendo promovidos determinando as regras da nova Igreja e condenando o que aí já seria o paganismo com esta conotação pejorativa para a Igreja, da pessoa que praticava outra religião que não a cristã.

Ou seja, com o crescimento e invasões do Império Romano, todos aqueles povos que eram conquistados e que tinham sua fé contrária ao cristianismo, passou a ser considerado, pagão.

Mas, é a bruxaria associada ao paganismo, quando se deu? Isto veremos mais adiante no nosso próximo tópico, primeiro entendendo bem o que é bruxaria.
Querendo receber material extra de pesquisa sobre este texto, basta solicitar pela ficha de inscrição na página inicial de nosso site.

Bênçãos Plenas dos Antigos

Fernando Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário