Rieu

21/07/2014

Conheça As Frutas Mais Benéficas Para Os Pulmões




As frutas estão repletas de grande quantidade de vitaminas e minerais que apoiam o funcionamento saudável do sistema imunológico, respiratório e pulmonar; muitas delas contam com propriedades antioxidantes e ajudam a prevenir danos celulares, que causam radicais livres, e a exposição a diversos contaminantes ambientais.

CÍTRICOS

Os cítricos estão repletos de vitamina C, que ajuda a prevenir o dano causado por radicais livres, dano esse que pode desencadear a inflamação pulmonar. As frutas como as laranjas, pomelos, tangerinas, limões e limas são anti-inflamatórias, o que ajuda a reduzir os inchaços dos tecidos pulmonares, como ocorre em pessoas que sofrem de asma.

Além disso, a vitamina C pode melhorar a saúde pulmonar, já que reduz o risco de doenças pulmonares obstrutivas crônicas em fumantes, se esses consomem entre uma ou duas frutas ricas em vitamina C por dia.

Laranjas
As laranjas podem melhorar o funcionamento do sistema respiratório, especialmente em pessoas que fumam, já que seu consumo melhora a tosse matutina e a tosse crônica em pacientes adultos.


Pomelo (ou “Grapefruit”)
O pomelo é uma fonte saudável de vitaminas A e C. Uma xícara de gomos de pomelo oferece mais de 70% da dose diária recomendada de vitamina A, e entre outras funções ajuda a manter o bem-estar das células mucosas que recobrem as vias respiratórias e o trato digestivo.

Melão
O melão contém altas quantidades de vitaminas A e C, que são essenciais para o funcionamento do sistema imunológico e o fortalecimento do sistema pulmonar. Uma xícara de melão em cubos contém dois terços da quantidade diária recomendada da vitamina A em mulheres e mais da metade em homens.

A vitamina A é essencial entre outras funções, como a principal defesa do corpo contra micróbios que causam doenças, e contém mais de 75% da dose diária recomendada para homens adultos, sendo vital para evitar o prolongamento de infecções.

Morangos

Os morangos são outra boa fonte de vitamina C. Uma xícara de morando contém mais de 100% da dose diária recomendada, ajuda a manter uma função pulmonar saudável, e a prevenir doenças pulmonares obstrutivas crônicas – DPOC.


Tomates e maças
O aumento da função pulmonar e a redução da respiração ofegante se associam com a ingestão de três tomates ou cinco maçãs por semana; isso é, devido aos fitoquímicos presentes nas cascas desses frutos, que são antioxidantes e protegem as vias respiratórias dos irritantes externos como a contaminação ou o cigarro.


Fonte: Revista Melhor com Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário