Rieu

08/06/2014

Dores Sem Fim


É o que gera a vida urbana hoje. Pode-se elencar todos os problemas decorrentes de oito ou mais horas no escritório, sem contato com sol, com má alimentação, postura incorreta, peso de obrigações, contas, etc. O estresse também perturba o sono, criando mais dores e contraturas.

A dor no pescoço ou cervical, que mal permite mover a cabeça, é uma das mais comuns na atualidade. A sensação desce pelas costas, na lombar e vai até o quadril: enfim, todo o corpo dói. Mesmo com sessões de massagens, compressa morna ou acomodação em uma cadeira confortável, os músculos tardarão a “voltar à normalidade”, já que foram muito maltratados​​. Portanto, é possível acrescentar ervas naturais ao plano de combate às dores musculares.

Essas são geralmente consumidas como chá, não apenas melhoram a condição dos músculos, como também transmitem a serenidade para cérebro, estômago e todos os órgãos. Será possível descansar melhor, neutralizar as dores e ser mais eficiente.

Felizmente, existem muitos tratamentos naturais que revertem dores musculares que nos afligem tanto, e a coisa boa é que quase não têm efeitos colaterais, sendo muito mais seguros que os remédios, embora, de fato, sua eficácia demora um pouco mais para se materializar. Se o desejo for viver com qualidade e sem dores, então recomendamos acrescentar essas ervas medicinais no cotidiano.

Vale lembrar que é preciso manter uma dieta saudável e equilibrada, de modo que os músculos estejam menos contraídos. É necessário consumir diariamente 1.500 mg de cálcio, 1.500 de magnésio, 99 mg de potássio e 3.000 mg de vitamina C.


Os melhores relaxantes musculares naturais


§ Alecrim: É uma especiaria muito utilizada na cozinha como tempero de muitos pratos. É muito benéfica para a saúde, especialmente para relaxamento. Pode-se fazer um banho de imersão, diluindo um pouco de alecrim, para aliviar cólicas menstruais ou espasmos musculares. O óleo essencial de alecrim serve para massagear as articulações. As compressas quentes sobre as áreas doloridas ou inflamadas reduz os sintomas da artrite.

§ Valeriana: Vem sendo usada por centenas de anos para aliviar a tensão no pescoço, tem, por sua vez, um grande efeito sedativo para controlar a ansiedade e os distúrbios do sono. Pode-se fazer uma infusão ou chá dessa erva, e também consumir pílulas naturais na dietética, porque esta planta tem um cheiro forte e não totalmente agradável.


§ Camomila: É o “calmante por excelência”, um dos mais populares e recomendados. Trata dores musculares, transtornos menstruais, tensões, cefaleias, ansiedade, stress, nervos, etc. Relaxa a tensão dos músculos e tem propriedades anti-inflamatórios que aliviam as câimbras.

§ Catnip (Erva de gato): É uma planta nativa da Europa, da família da menta, que foi plantada na América do Norte e na Ásia. É um sedativo natural e relaxante muscular. Reduz o inchaço nas articulações, alivia dores de cabeça tensionais, cura lesões dos tecidos moles, entre outras propriedades.

§ Pimenta caiena: É amplamente utilizado nos lares para receitas culinárias e sua eficácia tem sido comprovada no alívio e tratamento rápido da dor causada por cãibras musculares.

§ Rabanete: Utilizado desde tempos remotos para aliviar a tensão muscular, incluindo cólicas e dores. Deve-se obter ou fazer o óleo essencial de rabanete, misturando com água quente para um banho de imersão, ou realizar uma massagem.

§ Serpão: Planta semelhante ao tomilho, com grandes capacidades para relaxamento natural dos músculos mediante seus óleos essenciais. Pode-se consumir qualquer quantidade diariamente.

§ Passiflora: Também conhecida como flor de maracujá, é muito bonita de se ver e mais ainda ao descobrir todas suas propriedades, especialmente o fato de que as pétalas contêm agentes antioxidantes (fitoesteróis e flavonoides). Por sua vez, tem alcaloides, óleos essenciais e outros compostos para uma ação relaxante e analgésica. É usada em casos de insônia, espasmos musculares, stress, ansiedade, nervosismo, etc. Pode ser ingerida como infusão.

§ Lavanda: Uma flor lilás azulado muito bonita que tem muitas propriedades para combater várias doenças ou enfermidades. O óleo de flor de lavanda, por exemplo, é conhecido como um dos mais eficazes relaxantes musculares naturais. Massagear a área dolorida com movimentos circulares para aumentar a circulação sanguínea. Em seguida, tomar um banho quente para relaxar a mente e o corpo, permitindo o descanso e a cura muscular.

Imagens cortesia de Unique Hotels, c.e. Delohery, Dennis Wong, Pato Novoa, John Athayde y Alvaro Galve.


FONTE: Melhor Com Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário