Rieu

02/11/2013

Espiritualidade - Conhecer o Eu Superior

 O que é o Eu Superior? Eu Superior é o termo usado para descrever nossa identidade espiritual essencial e verdadeira. Eu Superior não é muitas vezes a nossa identidade revelada ao mundo na vida do dia a dia. 

Em algum destes casos, as pessoas no cotidiano de suas vidas se colocam escondidas em 'máscaras', ao interagirem com outras pessoas. Mesmo ao pensarmos que conhecemos alguém muito bem, ainda haverá aspectos de sua verdadeira identidade que não é conhecida por nós.


Vamos, então, refletir sobre o tema?

Na verdade, as pessoas poderão estar escondidas em si mesmas, permanecendo em uma visão ilusória de si e do mundo. 

Infelizmente, isso é mais comum do que gostaríamos de acreditar. 

Esta é uma oportunidade onde a realização da experiência permanente do Eu Superior será muito valiosa. 

O amor que emana do Eu Superior é um amor repleto de compaixão e só queremos contribuir para que todos os outros possam viver a experiência que vivenciamos. 

O que influencia e molda o sentido do Eu Superior?

José Hipólito Trigueirinho Netto (1931), simplesmente Trigueirinho, foi roteirista, diretor e produtor cinematográfico, e desde o início dos anos 80, atua como inspirado líder espiritual, filósofo e escritor, no seu excelente livro "Glossário Esotérico" nos diz: "Eu Superior - termo genérico aplicável a diferentes núcleos interiores do ser, dependendo do seu grau evolutivo. Todavia, normalmente, refere-se à Alma. Nessa acepção o Eu Superior exprime consciência de grupo, universalidade, amor incondicional, vontade espiritual e atividade inteligente".

Através de várias etapas do nosso desenvolvimento pessoal, social, senso de quem somos e espiritual, nossa identificação interior, de onde a autorrealização e o reconhecimento de autoestima emanam, deverá avançar para novos significados e experiências de plenitude de vida. Faz sentido?

A palavra "deverá" está sendo utilizada para destacar e indicar que muitas pessoas não progridem para uma visão mais refinada de plenitude de existência, além do estagnado sentido básico de identificação, alinhavado com os níveis físico, racional e sensorial.

Quais são os níveis que compõem nossa psique sustentada pelo Eu Superior?

Físico: Em várias fases da vida, nós poderemos obter uma sensação de poder pessoal, bem como sentimentos de satisfação e competência de realizações físicas positivas. No entanto, um dia poderemos nos defrontar com algo acima de nossa capacidade de encontrar resposta ou solução. 
Nestes casos, o Eu Superior estará preparado para nos assessorar nas respostas às dúvidas, desde que estejamos conscientes de que somos divinamente dotados do seu amparo. 

Mental: Mais uma vez, em nossas inúmeras fases de vida poderemos obter uma sensação de poder e sentimentos de satisfação de sucesso no uso da lógica e inteligência pessoal. Mas habilidades mentais podem desaparecer, ou pessoas com capacidades aprimoradas podem encontrar-se, sendo levadas a sentimentos de inadequação e insatisfação. Tal situação, na ausência de introspecção com o Eu Superior, poderá nos tirar o poder pessoal.

Emocional: Além disto, a experiência do amor, e mais importante, do amor incondicional, traz um grau de aptidão para o sentido de quem somos.
A partir da experiência do amor verdadeiro, a necessidade da validação externa de nossos atributos físicos se dissipa, e poderemos ainda obter o senso de nossa natureza interior com a experiência de amar e ser amado. Está claro?

Espiritual: Aqui, o senso de nossa natureza interior é liberado para florescer ou se desdobrar e ser conhecida como ela realmente é. Tal grau de autoconhecimento e autotransformação são ambos alcançados através dos princípios e práticas da espiritualidade, juntamente com tolerância e sentimento de dignidade pessoal. 

Ao atingirmos nossa natureza interior, o reconhecimento de todo o poder e realização pessoal, advindos do coração como manifestação do Eu Superior, nos liberta das limitações do mundanismo, bem como da nossa possível interpretação de um mundo impessoal e sem compaixão. "As percepções intuitivas não provém do conhecimento racional lógico", é o novo 'gancho' para os iluminados.

O Eu Superior não requer racionalização, justificação ou sistemas de crença.

Mesmo ao dizermos a frase: "o seu, o nosso, Eu Superior", estaremos sendo incorretos, porque isso implicaria o Eu Superior pertencer, ou estar ligado à mente racional. 

Ao conhecermos o Eu Superior, estaremos deixando de lado a tênue imitação de nossa identidade, a qual pensávamos como sendo nós.

Conhecer o Eu Superior, é como nada do que já experimentamos antes, e até poderemos reivindicar a experiência como sendo de sustentação do potencial da nossa natureza interior e então nossos julgamentos de mente dualista, deverão ser colocados de lado, enquanto a mente superior alimenta o amor que acalma os dissabores.

Qual é o sentido de conhecer o Eu Superior em nós mesmos?

Mestre Jesus quando interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus respondeu-lhes: "O reino de Deus não vem com aparência externa. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está dentro de ti". Lucas 17:20-21.

Ter um senso de natureza interior significa ser quem somos e estarmos confortáveis conosco mesmo na intimidade com o Ser Maior Criador Deus. Correto?

Quando possuímos um forte senso de natureza interior sustentado pelo Eu Superior, somos capazes de interagir e nos defrontar com o mundo com confiança, acreditando no nosso poder de lidar com as dificuldades que possam surgir.

Fonte:    SOMOS TODOS UM

Nenhum comentário:

Postar um comentário