Rieu

27/10/2013

Amor E Caridade É Bom Saber Quem É Quem

Ao lermos ou estudarmos diversas traduções do Novo Testamento principalmente em Paulo aos Coríntios, 1ª carta cap. XIII, vv. 1 a 13 “Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos, se eu não tivesse a caridade, seria como um bronze que soa ou como um címbalo que tine.”  (...) "Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência, ainda que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse a caridade eu nada seria.” (etc. etc.) e, também em Pedro em sua primeira epístola 4:8 «Mas sobretudo tende ardente caridade uns para com os outros porque a caridade cobre a multidão de pecados.» encontramos a palavra caridade trocada pela palavra amor, assim ficamos a nos perguntar: “será que estas duas palavras são sinônimos?”

Podemos dizer que o Amor e a Caridade são da mesma família, porém, são duas identidades com características diferentes.

Apesar destas duas palavras estarem interligadas, elas têm significados diferentes, senão vejamos:

No dicionário (Aurélio), o significado que nos interessa para o entendimento deste assunto é o seguinte: "Amor é um sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem, ou de alguma coisa" ou "Amor é um sentimento de dedicação absoluta de um ser ao outro".



Empédocles(1) denominou-o como "a força que preside a ordem do mundo".

O Espírito São Vicente de Paulo diz que o Amor é a lei pela qual Deus governa os mundos (2).

Parece-nos que a denominação de Empédocles (desde que trocando a palavra mundo por Universo) se aproxima do verdadeiro significado da palavra Amor.

Agora, vamos ao significado da palavra Caridade:

Segundo o dicionário, Caridade é "amor ao próximo, benevolência, bondade, compaixão, etc.". Allan Kardec, em nota à resposta da questão 886 dada pelos Espíritos em o «O Livro dos Espíritos», diz que a "Caridade, segundo Jesus, não se restringe somente à esmola, mas abrange todas as relações com os nossos semelhantes". Assim, temos que a "Caridade é um ato de relação (doação total) para com os nossos semelhantes" e este entendimento é o mesmo que os dicionários utilizam para dar o significado da palavra Amor.

O capítulo "Lei de Justiça, Amor e Caridade" do livro terceiro – cap. XI, de «O Livro dos Espíritos», já no título, mostra que as duas palavras têm significados diferentes.

A caridade resume todos os deveres do homem para consigo mesmo e para com os seus semelhantes (3). Mas a palavra caridade é vista com sentido múltiplo, por isso, vamos recorrer a um trecho de uma orientação deixada pelo Espírito São Vicente de Paulo em resposta a q. 888a de O Livro dos Espíritos: ...o Espírito, qualquer que seja o seu grau de adiantamento, sua situação como reencarnado ou na erraticidade, está sempre colocado entre um superior que o guia e aperfeiçoa e um inferior perante o qual tem deveres iguais a cumprir. É como disse Paulo em Romanos,14:7, ...nenhum de nós vive para si,... ou ainda como orientam os Espíritos que a vida social está na Natureza, do átomo ao arcanjo; Deus fez os seres (em especial o homem, pela sua capacidade evolutiva) para viverem em sociedade (4). (...) O homem deve progredir, mas sozinho não o pode fazer porque não possui todas as faculdades: precisa do contato dos outros homens. No isolamento, ele se embrutece e se estiola (5). Assim, nenhum homem dispõe de faculdades completas e é pela união
social que eles se completam uns aos outros, para assegurarem, seu próprio bem-estar e progredirem (6). Eis porque fora da caridade não há salvação que é a consequência do princípio de igualdade perante Deus e da liberdade de consciência(7), cuja regra naturalmente obedecida, levam todos os homens a se sentirem e se tratarem como irmãos.

Se utilizarmos o significado de Empédocles, entenderemos melhor o significado da palavra Amor, o porque Deus é Amore, inclusive, porque os Espíritos dizem que "no Universo tudo se serve, tudo se encadeia, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que por sua vez começou como átomo. Admirável lei de harmonia..." (q. 540 de O Livro dos Espíritos).

Assim, o Amor é a força que rege o Universo, e a Caridade é o ato pelo qual deixamos fluir o Amor que abrange todas as relações com os nossos semelhantes, ou seja, a doação natural é total sem constrangimento nenhum para com o próximo, pois temos o Amor como força regendo todas as nossas relações.

-----------------------------------------------------
(1) EMPÉDOCLES DE AGRIGENTO

O acme da existência de Empédocles é situado por volta de 450 a.C. Tanto sua vida como sua doutrina tiveram enorme repercussão. Natural de Agrigento, membro de uma família influente, sabe-se que Empédocles participou ativamente na preservação da democracia em sua cidade natal e que recusou-se a assumir as funções de rei. A lenda de que terminou banido e que morreu como exilado no Peloponeso é possivelmente falsa. Outra lenda, de que se teria suicidado, jogando-se na cratera do Etna, também não tem fundamento histórico. Consta ainda que teria libertado uma cidade da malária, e que por isto os seus habitantes o homenageavam como a um deus; mas parece que este e outros relatos sobre a sua existência não passam de lendas

De seus dois poemas, Sobre a Natureza e Purificações, numerosos fragmentos chegaram até nós. O frag. 17 é o que melhor permite compreender a sua doutrina; nele, refere-se ao processo de geração e corrupção, e apresenta as suas teorias tingidas em perspectivas parmenídicas. Há quatro elementos originais e estes elementos compõem a formação de todos os entes: fogo, terra, água e ar (sobre os elementos: frags. 6, 8, 9, 11, 12, 13, 14, 17, 26, 62, 96, 98). Estes elementos e todo o processo do real são determinados pelas forças do Amor e do ódio, que regem, ciclicamente, o cosmos (sobre o Amor e o ódio: frags. 16, 17, 20, 21, 22, 30, 35, 59). Coerente com estas opiniões e de grande repercussão é também a explicação que dá Empédocles ao conhecimento e ao processo do pensamento (conforme os frags. 2, 3, 84, 105, 106, 107, 108, 109).

RELAÇÕES: Hölderlin - Porão
Fonte: BORNHEIM, Gerd. Os filósofos pré-socráticos. São Paulo, Cultrix, 1977, p. 68. 

(2) O Livro dos Espíritos, livro terceiro, q. 888a, Allan Kardec

(3) Allan Kardec in Revista Espírita, dezembro de 1868, Sessão Anual Comemorativa dos Mortos.

(4) O Livro dos Espíritos, livro terceiro, q. 766, Allan Kardec.

(5) O Livro dos Espíritos, livro terceiro, q. 768, Allan Kardec.

(6) Allan Kardec in nota com relação a resposta dos espíritos dada à questão 768 de O Livro dos Espíritos.

(7) O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XV, item 8, Allan Kardec.


AUTOR: Elio Mollo
Publicado no PORTAL: A ERA DO ESPÍRITO
                                                         

  

5 comentários:

  1. eu acredito que amor e caridade nos levam a um único ato"Entrega", por isso essa sensação de sinônimos...
    lindo texto...]
    uma semana cheia de amor pra vc
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Grande postagem! Amor e Caridade, virtudes prioritarias nos seres humanos verdadeiros! Abraços amiga!

    ResponderExcluir
  3. Fico bastante feliz por vocês terem gostado e agradeço ao
    amigo Elio Mollo por ter permitido postar esta bonita mensagem.
    Com afeto,

    ResponderExcluir
  4. A querida amiga Beki Bassan o meu sicero agradecimento por poder colaborar neste seu belissímo e instrutivo blog Reflexões. Com imenso carinho fraterno, Elio Mollo

    ResponderExcluir
  5. Meu querido amigo Elio Mollo, quem lhe agradece sou eu por permitir que eu coloque neste blog mensagens do Portal
    da A ERA DO ESPÍRITO e agradeço de coração por ter vindo me visitar neste cantinho.
    Com afeto,

    ResponderExcluir