Rieu

28/09/2013

CORES E FENG SHUI

A natureza nos brinda com cores exuberantes e variadas.
Os sábios amam a profusão de cores, por isso vivem contentes.
Área muito importante do Feng Shui, conhecer como somos influenciados por
elas e como escolhermos as melhores cores é fundamental para aumentar nossa disposição e bem-estar. Interpretar as sensações e sentimentos que as cores nos enviam podem ser esclarecedores e nos auxiliar na criação do padrão energético que desejamos.
 Cores claras expandem, cores escuras concentram.
 Cores brilhantes trazem vida e animação.

Os tons alteram a significação: podem intensificar ou suavizar
Branco - é uma cor pura, anterior à divisão dos raios de luz coloridos. É, da mesma forma, uma combinação de todas as cores.
Na decoração de interiores, evita-se paredes todas brancas porque sugerem a neutralidade de sentimentos, não transmitindo sensação de acolhimento. Pode causar irritação, impaciência e até dificultar a concentração.

É indicada como realce, moldura ou frisos, em combinação com outras cores.
O Branco no Ocidente corresponde à pureza. Na China está associado ao inverno (frio, morte), portanto uma cor frágil. Independente dessa significação, o branco é uma cor neutra.
Vermelho - O vermelho domina todas as cores. Conota felicidade, calor do fogo, força e fama.É uma fonte de energia, um estimulante e uma forma de expulsar o mau ch'i. É a cor das pessoas sociáveis, gentis. Aumenta o calor da pele, a temperatura do corpo e estimula a atividade sexual.
Cor do fogo e do sangue estimula as idéias. Deve ser usada com cuidado, já que o excesso dessa cor pode trazer alteração de comportamento: evite fachadas toda em vermelho.
Associada ao Sol Nascente, trazendo energia pura e luz, é uma cor muito auspiciosa. O vermelho é associado também a poder.
Púrpura (vermelho profundo, ameixa) - A cor púrpura é a união do violeta com o vermelho, o que a torna uma cor extravagante.
Cor da prosperidade, ela tem conotação de solenidade, pompa e cerimônia, estando presente nas vestes dos bispos.
Está associado à alta nobreza, ao indivíduo poderoso, rico e afortunado.
Amarelo ou dourado representa poder. É a cor da felicidade, da sabedoria e da imaginação. Traz criatividade, alegria. Possui um sentido de paciência, tolerância. Está associada ao centro do baguá e ao elemento terra. Clareia ambientes que são pouco banhados pela luz solar. Tem ação estimulante, podendo ser usada também para destacar paredes.
Associa-se o amarelo a pessoa intelectual
.
É uma cor que gera otimismo.
Verde - Simboliza a esperança, a renovação e a paz. Está associado à cura, sendo inclusive a cor da esmeralda – pedra que representa a medicina.
Em plantas e na vegetação, o verde indica a saúde da terra.
Azul - Apesar de ser uma cor preferida por quase todos, deve ser usada com parcimônia por ser fria. É uma cor em que se pode mergulhar em paz, sentir-se tranqüilo, suave, terno. É a cor do céu.
Casa em tons de azul transmite frieza.
Tons de azul escuro conferem autoridade.
O azul royal também é cor de poder.

Evita-se o azul nas fachadas porque é considerada uma cor vulnerável.
Turquesa - Mistura de verde e azul, é muito atraente. Geralmente é escolhida por pessoas com alto grau de respeito por si mesmas. A pedra turquesa confere proteção, embora quem usa turquesa no vestuário pode atrair a inveja.
Representa os anos verdes da juventude.
Preto e cores escuras - Cor do mistério pode ser a escolhida por pessoas que escondem seus reais sentimentos. Representa também concentração e sabedoria, protegendo quem a usa. Usada em excesso denota falta de esperança e depressão.
Acumula todas as cores, sem exteriorizá-las. Dependendo das outras circunstâncias, se quem a usa consegue expressar suas emoções e sentimentos, se torna energizante, podendo inclusive aumentar sua energia sexual.
Cinza - É a cor do compromisso, o equilíbrio entre o branco e preto, uma busca de compostura e de paz sem a perda de qualquer fonte interior de energia. Dependendo do tom, pode ser uma cor que estimula as amizades, transmitindo confiança.
O cinza, como o marrom, é uma ótima cor de base, podendo ser avivada com cores fortes e brilhantes.
É uma cor ambígua, quando associada a dias nublados conota frustração e desesperança.
Marrom - Evoca estabilidade, segurança. Pode ser elegante, sóbrio.
Excelente cor de base, se usada com acessórios coloridos, pois pode agir como um estabilizador, um fio-terra que manterá você com os pés no chão.
Abusar da cor marrom tanto nas roupas como na decoração pode significar ser obstinadamente trabalhador, monótono e inerte.
Tente combinações que alegrem o marrom.

Violeta - Cor purificadora, transmutadora. Estimulante dos mais altos ideais humanos.
Caramelo - Representa o novo, novas possibilidades.
Laranja - Cor muito favorável conota felicidade. O Laranja é a cor da juventude, da força, da confiança. Estimula cores frias e sua cor complementar é o azul.
É dessas cores que todos podem usar um pouco, dá um toque revigorante a qualquer sistema monótono. Sua cor complementar é o azul.
Os monges hindus vestem essa cor. Está associada aos livres pensadores, aqueles que não se preocupam com as convenções sociais.
Rosa - É a cor da intuição, do amor, sugerindo romance, sentimentos suaves.
Tem uma conotação de calor e acolhimento.

Usada com muita freqüência pode nos tornar vulneráveis.
Pêssego ou salmão - Por ser a cor da pele, pode nos induzir à sensualidade sem compromisso, à leviandade. Por isso recomenda-se evitá-la em quarto de casal ou de pessoas que desejem estabilidade amorosa.
Cores para espaços coletivos devem ser vivas e vibrantes, sem cansar.

• A variedade é o tempero da vida: cores bem distribuídas transmitem alegria e dinamismo.

• Evite o branco em grandes proporções. A predominância dessa cor não atrai as pessoas.
Importante: as cores sugeridas devem levar em consideração os tons e a harmonia do ambiente, além do gosto pessoal de quem usa o local. Exceção quando for uma indicação terapêutica, quando com diplomacia explicamos a necessidade da cor por um período. Ex: adolescente insegura (o) deve evitar o rosa nas paredes do quarto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário